A minha amiga Aranha
JoseSR
Blogue sobre Maçonaria escrito por Mestres da Loja Mestre Affonso Domingues
Publicado por Jose Ruah às 16:07 2 comments
Marcadores: Vida
Publicado por J.Paiva Setúbal às 09:36 0 comments
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Publicado por J.Paiva Setúbal às 23:03 5 comments
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Publicado por Rui Bandeira às 16:21 0 comments
Publicado por Rui Bandeira às 09:49 0 comments
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Publicado por Rui Bandeira às 12:04 0 comments
Marcadores: Memória da Loja
- Ontem foi a votação sobre se serias admitido à Iniciação ou não...
Publicado por Rui Bandeira às 12:36 3 comments
Marcadores: Processo de candidatura
Teve a educação que na época se costumava dar aos filhos da nobreza. Destinado à carreira militar, assentou praça de cadete no regimento de Peniche, sendo em 1772 promovido a alferes. Passou à Armada Real, embarcando em 1784 na esquadra que foi auxiliar as forças navais espanholas no bombardeamento de Argel.
Publicado por Rui Bandeira às 17:41 2 comments
Marcadores: maçons célebres
E no entanto a João Vilarett devemos em grande parte o conhecimento dos mais importantes poetas de língua portuguesa.
Não foi poeta, mas disse poesia como ninguém até hoje (e recordo Manuel Lereno e Mário Viegas que foram grandes, mesmo muito grandes... só que Vilarett nesta matéria foi enorme !).
Quem o ouve dizer José Régio tem que sentir a pele encrespar-se. Quem o ouve contar a história da "Menina Gorda" tem que sorrir e comover-se.
Por mais simples que fosse o texto, João Vilarett transformava-o num hino aos sentidos, aprofundava-o ao ponto que ninguém imaginaria possível, descobria-lhe uma humanidade muitas vezes insuspeita antes dele a pôr a descoberto. E no entanto não tem direito nem a uma mençãozinha, ranhosa que seja, nos livros escolares do nosso ensino, miserável, da língua portuguesa. Mau grado os responsaveis (?) pela matéria falarem, despudoradamente, alto e bom som, na língua de Camões. Como se Camões alguma vez tivesse escrito ou falado esta língua ! Como se João Vilarett alguma tivesse dito "esta língua"!
Chegou ao meu correio um texto ao qual não há que acrescentar nada e que portanto transcrevo em directo, nesta recordação que, em memória de Portugal, entendi dever fazer. A minha opinião é a de que os mais velhos têm a obrigação de não deixar esquecer o que de melhor este País (800 anos de existência e todas culturas) que se chama PORTUGAL teve (tem !) e que a geração de "responsáveis" (?) actual faz o que pode para apagar.
Ele dizia poesia como ninguém. É sobretudo por isso que é recordado. João Villaret foi actor de teatro e de cinema e apresentou programas de televisão. Morreu aos 48 anos mas, neste quase meio século de vida, fez com que uma nação se apaixonasse pelos poetas nacionais. Sobretudo Fernando Pessoa. Mas não só: “Muita gente ouviu falar pela primeira vez de José Régio através de João Villaret”, afirma o historiador Vítor Pavão dos Santos. Quando, no final da década de 50, a televisão se tornou a nova religião, Villaret surgiu como um profeta. Todos os domingos, religiosamente, prendia as pessoas ao pequeno ecrã.
João Henrique Pereira Villaret nasceu em Lisboa em 10 de Maio de 1913. Viviam-se os anos revoltos da I República, quando Portugal ainda buscava o seu rumo. João, por seu lado, não teve de procurar muito. Já trazia no sangue a vontade e a capacidade de encantar o público em cima de um palco. Foi actor, encenador e declamador. Foi uma fera dos palcos. O seu percurso demonstra que obras superlativas têm poder de reverter expectativas e derrubar barreiras consideradas intransponíveis. Depois de frequentar o Conservatório Nacional, começou por integrar o elenco da companhia de teatro lisboeta Rey Colaço-Robles Monteiro. Mais tarde, fez parte da companhia teatral Os Comediantes de Lisboa, fundada em 1944 por António Lopes Ribeiro e o seu irmão Francisco, mais conhecido por Ribeirinho. A mesma dupla de irmãos já fora responsável pelo êxito do filme “O Pai Tirano” (1941), onde Villaret faz uma breve aparição como pedinte mudo. Seguem-se “Frei Luís de Sousa” (1950) e “O Primo Basílio” (1959). No cinema, João Villaret trabalhou ainda com Leitão de Barros em filmes como “Inês de Castro” (1944) e “Camões” (1946). Ficou também na memória de quem viu a peça “Esta Noite Choveu Prata”. E quem não assistiu, vive hoje das descrições apaixonadas dos que lá estiveram. No extinto Teatro Avenida, em Lisboa. Corria o ano de 1954. Se, nos anos 30, o cinema se tornara “pouco a pouco um vício”, segundo afirmava na época a revista “Ilustração”, no final dos anos 50 é a televisão que vem ocupar o seu lugar. É assim que nascem estrelas como João Villaret. A experiência que adquirira no palco e em cinema, assim como em programas radiofónicos, faz do seu programa de televisão um êxito. Aos domingos era impreterível vê-lo declamar, com graça e paixão, poemas dos maiores autores nacionais. “Na televisão, teve um papel muito importante na divulgação dos grandes poetas portugueses, sobretudo Fernando Pessoa e António Botto, que eram amigos dele”, lembra o historiador Vítor Pavão dos Santos. E acrescenta: “Conseguiu pô-los em contacto com o público.” João Villaret soube ir mais longe e, em conjunto com Aníbal Nazaré e Nelson de Barros, deu origem à canção “Fado Falado”, onde se afirmava: “Se o fado se canta e chora, também se pode falar.” Criava-se um estilo. De mão no peito e olhar fixo na câmara, prendia as famílias ao pequeno ecrã. Era um homem grande, volumoso. Mas maior ainda era a sua arte. “Um grande português é alguém que foi capaz de colocar as suas qualidades intelectuais e morais ao serviço do país onde nasceu”, diz a actriz Maria do Céu Guerra. Não se refere a Villaret, mas a definição adequa-se. João Villaret morreu, aos 48 anos, em 21 de Janeiro de 1961. “Tocam os sinos na torre da igreja”… Ainda era a sua voz que se ouvia, a “cantar” o poema “Procissão” de António Lopes Ribeiro. “Na nossa aldeia, que Deus a proteja, já passou a procissão”, terminava. “Villaret tinha rara capacidade de lidar com o público e fez grande divulgação dos poetas. Isso foi muito importante”, conclui Vítor Pavão dos Santos.
(Texto com origem no programa "Os Grandes Portugueses" da RTP)Publicado por J.Paiva Setúbal às 10:53 0 comments
Marcadores: declamação, dizer, João Vilarett, poesia
Publicado por Rui Bandeira às 13:00 0 comments
Marcadores: Memória da Loja
Publicado por Rui Bandeira às 11:00 0 comments
Marcadores: cidadania, maçonaria, mandamentos
Publicado por J.Paiva Setúbal às 23:09 0 comments
Publicado por Rui Bandeira às 17:07 2 comments
Marcadores: fraternidade, GLLP/GLRP, Grande Loja, Grão-Mestre, História, maçonaria, Mestre Affonso Domingues, regularidade
- Esclarecedor! E que mais diligências tem essa tal de inquirição?
- As que forem necessárias...
-Pareces um disco riscado! A sério, abre-te lá e conta como é isso da inquirição. Com essas evasivas ainda me deixas a pensar que anda alguém, tipo SIS, a seguir a minha vida passo a passo...
-Tipo SIS, não! Tipo SIM!
-Tipo SIM?
-Serviço de Informação Maçónico! Caíste que nem um patinho...
- Lá te caiu mais um dentinho com a piada! Queres esclarecer ou não?
- Já te disse o que havia para dizer, tu é que não quiseste ouvir... Mas eu explico, devagarinho como de costume...
- Para eu entender, já sei. Tens que arranjar piadas novas, que essa já está muito batida...
- Por regra, a inquirição é sempre composta por duas entrevistas feitas por cada um dos inquiridores ao candidato. Mas pode haver mais, pelas mesmas ou por outras pessoas, se for necessário obter mais esclarecimentos. E não, não se investiga, tipo SIS, a vida das pessoas. Mas isso não quer dizer que, discretamente, não se procure obter um conhecimento sobre quem é o candidato através de outras fontes que não ele próprio.
- Como?
- Por exemplo, uma vez que o candidato indica onde trabalha, se existirem maçons nesse local de trabalho é lógico que se lhes pergunte que ideia têm do candidato, como se comporta, se é mesmo de bons costumes, enfim, que nos dê elementos que permitam saber quem é essa pessoa.
- O que me intrigou é que, nas duas conversas, houve perguntas similares, mas essencialmente foram diferentes. Um queria saber o que eu pensava sobre Religião e Sociedade e que interesses eu tinha, como era a minha família, etc.; com o outro, falei de futebol e de viagens e do meu trabalho e dos filmes que gostava e dos livros que ambos líamos...
- Se pensares bem, faz todo o sentido. Há-de haver alguns temas que interessam a ambos os inquiridores, mas o que importa é poder conhecer tantas facetas quanto possível do candidato. Quanto mais diferentes forem os temas, mais ele se dá a conhecer...
-Mais hipóteses ele tem de se espalhar...
-Não é isso que importa! Ao contrário do que pensas, o principal objectivo das inquirições não é saber se o candidato deve entrar ou não. Isso um inquiridor experiente fica a saber em cinco minutos: ou há empatia, ou não há, ou se está perante alguém sincero, ou alguém que soa a falso...
- Essa agora... Então a ideia não é saber se deve ou não entrar?
-È, claro que é! Mas não há inquirições que valham se alguém for hábil a usar uma máscara. Não somos tão ingénuos assim... E a Maçonaria é muito antiga e o Diabo não sabe muito por ser Diabo, é por ser velho! Quem não vier por bem, acabará por se cansar, por ver que não ganha nada em fazer passar-se pelo que não é e silenciosamnete deslizará para o limbo do esquecimento... Nas inquirições, quer-se conhecer tão profundamente quanto possível o candidato, não apenas para decidir quanto à sua entrada, mas também para - se calhar, principalmente para - se saber como deve o grupo auxiliar a sua integração. Não te esqueças que uma entrada de um novo elemento numa Loja é um acto que resulta da conjugação de duas vontades e que tem duas consequências: quem entra, entra porque quer e vai ser influenciado, marcado, pela sua ligação à Maçonaria; mas o grupo que aceita a sua entrada, que, no fundo, coopta mais um elemento, também vai ser modificado por ele. As inquirições ajudam-nos a decidir como podemos vir a ser úteis ao novo maçon, mas também a procurar descobrir que impacto trará ele ao grupo, como o irá influenciar, como o irá modificar. Afinal, como evoluirá o novo maçon através da sua integração na Loja e como evoluirá a Loja através da integração do novo maçon. Porque é isso, afinal, também a Maçonaria: o aperfeiçoamento individual através do grupo e a melhoria do grupo através do indivíduo.
Rui Bandeira
Publicado por Rui Bandeira às 10:29 2 comments
Marcadores: Processo de candidatura
Registo com agrado que o Governo representado ao mais alto nivel deu hoje um sinal claro que pretende apoiar o desenvolvimento do Banco de Medula Ossea.
Este Blog que desde a primeira hora tem vindo a dar especial atenção a este tema agradece a acção , mesmo que simbolica, que hoje governantes deste país deram.
JoseSR
Publicado por Jose Ruah às 20:27 1 comments
Marcadores: medula óssea - dadores
Publicado por Jose Ruah às 11:31 1 comments
Marcadores: Arguido, Presunçao de Inocencia, Sociedade
Publicado por Rui Bandeira às 09:48 0 comments
Marcadores: cidadania, Sociedade, solidariedade
Não, não é Caga-Lume, é mesmo Pirilampo e Mágico, Pirilampo de esperança e de alegria, de força e de bondade, Pirilampo fraterno, solidário, amigo... e liiiindo !!!
Por isso atenção à palavra de ordem deste mês, a partir de àmanhã, Sábado, "TODOS AO SÍTIO DO PIRILAMPO AMARELO".
São 2 euros por um Pirilampo e 1 euro por um pino do Pirilampo Mágico que se multiplicam, e multiplicam, e multiplicam... As "Cerci's" precisam da nossa colaboração e os proveitos da campanha do Pirilampo Mágico vão direitinhos para o bem estar das crianças (míudos e graúdos) que estas organizações acolhem, tratam, educam, em substituição ou em complementaridade de famílias que ou não existem ou não podem de todo tratar convenientemente de seres maravilhosos que só tiveram o azar de nascer diferentes do rebanho geral.
Este fim de semana o tempo estará bom, saiam de casa e procurem uma banca ou um dos muitos locais que dão apoio à campanha.
Vá, não faltem com o V. apoio. Os miúdos agradecem.
JPSetúbal
Publicado por J.Paiva Setúbal às 00:36 0 comments
Marcadores: Cerci, Pirilampo mágico
Publicado por Rui Bandeira às 19:45 3 comments
Marcadores: Processo de candidatura
Publicado por J.Paiva Setúbal às 01:06 2 comments
Marcadores: exibicionismo, Sábado