01 outubro 2014

O enigmático Segredo Maçónico...

  (imagem proveniente de Google Images)
 
O Segredo Maçónico será mito, será verdade?
Mas o que é um segredo?
Não será algo que apenas um conhece ou que poucos o saibam…?
Sempre ouvi dizer que quando mais que um o conheça, deixará de ser segredo…
E qual será então o segredo maçónico?
Não falo no segredo que seja o conhecimento de vários rituais maçónicos ou a identificação de membros de alguma Obediência, falo mesmo no tal segredo que muitos ambicionam alcançar.
Já o virtuoso poeta Fernando Pessoa o celebrou em poema e o mesmo pode ser consultado também  neste blogue AQUI.
Mas guardará este segredo uma mensagem?
Um caminho a seguir?
Uma conduta de vida?
Ou será algo indizível e inexplicável e que será apenas sensorial tal como muitos maçons o afirmam?!
Em alguns dos vários textos elaborados por vários autores, sejam maçónicos ou não, que se encontram tanto nas livrarias como na própria internet, é habitual se encontrar definições de que este segredo será “algo que estará para além da compreensão humana”, noutros “ que estará para além do descritível e apenas observável”…
De facto, o segredo maçónico é algo que é somente sentido e compreendido por quem o experimenta.
Passando por uma Iniciação, em que  tal é o véu que cobre os olhos e ainda nos limita a visão, também o segredo maçónico tem as suas veleidades e somente com a constante presença em Loja, na prática do ritual maçónico e no relacionamento fraternal com os demais Irmãos, se pode alcançar esta sensação, o conhecimento de tal segredo.
Mas será que esse segredo é tão relevante  assim para o mundo?
Não será esse segredo, somente algo que deverá ser exclusivo apenas da propriedade dos maçons? Pois será o seu segredo?
Fica a reflexão...
Geralmente quando existe ou se fala em segredo/os, chega-se sempre à conclusão de que afinal não há segredo algum ou se houver, já seria do domínio e conhecimento público; quando não é mesmo, algo fruto da imaginação coletiva da generalidade da população. E o segredo maçónico encontra-se neste contexto.
Muito se poderia elucuburar sobre ele, tantas páginas foram e mais ainda serão escritas sobre este segredo, e mesmo que um dia alguém o consiga descrever, nunca o fará na sua efetiva plenitude, pois quem nunca passou pela porta baixa dificilmente lhe terá acesso… Porque nem tudo é possível ser pronunciado e nem tudo é passível de ser soletrado. Ou não fosse a carne despreender-se dos ossos…
Assim, tal como as experiências que vamos passando ao longo da nossa vida que para nós ficam, também as sensações que alguém sentiu apenas para ela ficarão…
E será que ficou algo por explicar, no que consistirá o tal segredo?
É possível, mas não serei eu a pronunciá-lo. Por mim, o enigma persistirá…


Sem comentários: