14 setembro 2012

A estória de muitas histórias.


Eu, que sou um novo maçom, ainda em início de percurso, habituei-me desde o primeiro dia, a escutar, atentamente, as estórias da história da  RL Mestre Affonso Domingues .


A nossa história está publicada em livro e aqui no A Partir Pedra, qualquer pessoa, iniciado ou profano a pode conhecer, basta querer e saber encontrá-la! 

No entanto, o que me ressalta neste momento o espirito é o ver, com “olhos de ver”, como se diz na gíria comum, que o que aconteceu é verdade.

A (re)união de dezembro passado permitiu isso.

É o constatar da verdade, da prática, do viver a maçonaria.

Numa Loja, como é a  RL Mestre Affonso Domingues , é normal e prática recorrente, voltar ao passado, não para o recordar, é passado, passou, mas recorremo-nos dele muitas vezes, porque com ele aprendemos, soubemos interpretá-lo e acima de tudo não temos vergonha alguma de o termos vivido. O saudosismo não nos alimenta o futuro, traz-nos apenas a certeza do que gostaríamos de repetir e o que não iremos repetir, no futuro, com toda a certeza.

Não fui eu que o vivi, foram os Mestres de outros tempos, Mestres esses, que também eles, ainda hoje, tomam lugar nas colunas em sessões de Loja, são os Mestres que ensinam, mestres como eu, quem foi e quem é, realmente a  RL Mestre Affonso Domingues . Que me ensinam a mim e a outros, novos como eu, o que é realmente a Maçonaria.

A estória das histórias da  RL Mestre Affonso Domingues , estamos a vivê-la no presente, estamos a assistir de sessão em sessão, a momentos muito significativos em Maçonaria, a momentos históricos, a sessões históricas, carregadas de simbolismo emocional. Sabia, meu caro leitor que, os homens também choram? Claro que sabia, mas sou “obrigado” a fazer esta referência.

A (re)união permitiu-nos esta etapa da nossa vivência maçónica, o restabelecer, da Maçonaria Regular em Portugal, trouxe-nos esta felicidade que é, como obreiros da  RL Mestre Affonso Domingues , viver o passado no presente e poder compreender um pouco melhor o que realmente aconteceu em determinados momentos da história da Maçonaria Regular em Portugal nos últimos 25 anos.

Em sessão, através das palavras proferidas e sobretudo escutadas, somos automaticamente transportados para o passado, como se estivéssemos todos a vivê-lo, passando um rápido olhar pelos obreiros presentes nas colunas e atribuir a determinados nomes, ouvidos desde sempre, um rosto, é e só pode ser a prática maçónica em toda a sua essência.

Há mais I:. (ainda) por regressar a uma casa que é e será sempre a sua…e em breve, muito em breve, tudo estará, justo e perfeito!

E ainda melhor, são aqueles que um dia partiram e que hoje voltaram, olharem para um novo rosto, como o meu, dizerem:

- Olá Meu Irmão, estás bom?

Daniel Martins 

5 comentários:

Joaquim Almeida Santos disse...

Caro Daniel Martins,
Saúdo-o com Abraço.
Como Profano, felicito-o pela sua Iniciação. Desejo-lhe Luz, Preseverança e Arte na sua longa vida de Maçon.
Relativamente ao comungar de sentimentos e recordações... Considero do mais Belo que o ser Humano pode testemunhar. (Re)ver-se na partilha e no comungar de vivências entre os I:.I:.
Permita-me a pergunta:
- O que o levou a Iniciar-se?
Bem Haja(m),
Almeida Santos

Arlindo S. Junior disse...

O passado certamente é caminho para o futuro , pois mostra as pedras e os espinhos...trilhados por nossos antepassados, e que iremos refazer este caminho... em outros momentos , mas carregado de simbolismo ; por estarmos vivenciando experiências com maturidade, que é fruto da evolução do ser.


Arlindo S. Junior.

Daniel Martins disse...

@ Almeida Santos:

O que levou a iniciar-me foi tão só isto; querer saber mais, a sede do conhecimento pessoal, o crescimento individual.

A curiosidade era imensa, e foi aqui, neste mesmo blogue, que descobri que queria ser maçom.

Aqui, e só aqui, encontrei resposta a várias das minhas perguntas.

Hoje em dia, testemunho o muito que aqui está escrito.

Se cresci? Sim, é possível que tenha crescido. Se aprendi? Sim, aprendi e muito.

Mas tenho ainda tudo por descobrir, tenho ainda muito mais para aprender.

A vida é isto mesmo, uma aprendizagem diária.

Bem Haja.

Daniel Martins disse...

@Arlindo S. Junior;

Obrigado pelas suas palavras, é exatamente o que sinto e por isso decidi partilhá-las.

Um abraço

Joaquim Almeida Santos disse...

Caro Daniel Martins:
Saúdo-o com Abraço,
Grato pela sua resposta. Permita-me a comparação; encontro nas suas afirmações sinónimos na minha perspectiva da vida e no que concerne ao que refere acerca deste blogue. Aqui,nos Artigos/Pranchas, encontro respostas a muitas das minhas interrogações, pensamentos e até anseios. Há algum tempo que tenho vindo a recolher informação/conhecimento sobre a Maçonaria, seus Princípios/Valores e o seu protagonismo no Aperfeiçoamento de Homens Bons com o intuito de Construir um Mundo Melhor, através da acção/intervenção de Maçons na Arquitectura do Templo Universal. Quis o G.A.D.U. que o sítio da R:. L:. Mestre Affonso Domingues, e este Blogue, fosse o que mais regularmente visito para obtenção de conhecimento esotérico.
Renovo meu desejo de que desfrute de Longa Vida de Maçon, plena de Luz, Beleza e Força.
Tenha um ÓPTIMO DIA,
Almeida Santos