18 abril 2011

Sem inspiração


No princípio as ideias fluíam como uma torrente, e davam para dois textos por semana. Depois o rendimento baixou para apenas um. A certa altura, as datas começaram a passar com o texto por escrever, até que me eis aqui, hoje, sem uma única ideia de jeito que vos apresente. A badalada conjuntura não ajuda, é verdade; com a mente ocupada com outros afazeres fica difícil arranjar disponibilidade - nem que seja só mental - para escrever umas linhas coerentes

Poderia escrever um texto sobre o confortável que é ser aprendiz ou companheiro, sem obrigação de dizer nada - mas isso só dava para escrever uma vez. De facto, começo a perceber o que tantas vezes ouvi: "Olha que a maçonaria não é uma corrida dos 100 metros... é uma ultra-maratona de longo curso..." Pois é - mas eis-me sem fôlego ao fim de meia centena de textos.

Será, talvez, a altura de fazer uma breve paragem, retemperar as forças e ouvir depois de tanto falar. Deixo, assim, este repto, especialmente a quem não costuma comentar: dizei do que é que, de entre o que escrevo, tendes gostado mais e do que tendes gostado menos, do que gostaríeis que falasse que não tenha falado, e colocai as questões que vos vão na alma. Tornai mais vosso este blogue que é escrito para vós. Tentarei ir ao encontro do que sugerirdes.

Posso contar convosco?

Paulo M.

13 comentários:

Diogo disse...

Paulo M.

Acredito que escrever exclusivamente sobre maçonaria acabe por se tornar monocórdico e aborrecido.

Mas você tem todos os temas do mundo para descobrir e trocar ideias (suponho que tem liberdade para isso). Portanto, porque não dá asas à imaginação?

Abraço

Ollie disse...

M.Q.I:. tenho lido avidamente os seus textos, e acho que todos nós temos uma altura em que temos que parar, reflectir, ganhar alento e voltar a escrever, tal como diz, é uma corrida de fundo, e estas não se fazem sem pararmos ao longo do percurso, nem que seja por brevissimos instantes para retemperar as forças e fazer com que o espirito nos dê aquele algo que depois nos irá impulsionar para a etapa seguinte.
TAF:.

Paulo M. disse...

@Diogo:

Tenho toda a liberdade para escrever aqui sobre o que quiser; pode ver que, mesmo recentemente, tenho escrito sobre outros temas.

No entanto, o A-Partir-Pedra é um "blogue escrito por maçons da Loja Mestre Affonso Domingues" - não forçosamente sempre sobre maçonaria, mas sempre com o fim último de a divulgar, clarificar e desmistificar - pelo menos, é esse o meu entendimento, que não vincula os demais membros do "painel".

É, de facto, difícil escrever sempre sobre o mesmo tema sem que isso se torne "monocórdico e aborrecido". Espero não o ser muito, mas tentar consegui-lo faz parte do desafio...

Continuarei a escrever de vez em quando, como tenho já feito, sobre outras coisas, mas tentarei mostrar uma "perspetiva maçónica" do assunto. Que lhe parece?

Um abraço,
Paulo M.

Paulo M. disse...

@Ollie: De facto, os equilíbrios são quase sempre dinâmicos, com altos e baixos, momentos de força e outros de fraqueza, com tempos de grande atividade e outros de menor pujança. Vamos lá ver até onde consigo ir...

Um abraço,
Paulo M.

Nuno Raimundo disse...

Boas Paulo...

Escreve quando quiseres e tiveres tempo, pois cá estaremos nós para te comentar e acima de tudo continuar a aprender o que tens para nos ensinar, com o que vais por aqui partilhando conosco.
:)

TAF

Tiago ZF disse...

os assuntos maçonicos estão muito bons.... siga com eles

Marcos Amaro disse...

Corro, corro sem parar o que devo fazer?

Correr até ficar sem folgo e estourar o Coração?

Parar, retomar forças, aprender com os esforços realizados e ver onde é que posso redistribuir o esforço, para que, depois da próxima arrancada, seja capaz de cumprir mais uma etapa, que no mínimo seja e ou tenha a mesma notoriedade e qualidade daquela que acabei de cumprir?

Estimado Paulo M., escrever só por escrever, dizer algo para não estar calado, desculpe-me, mas não é por certo a melhor estratégia, e seguro estou que esse é o seu sentimento.

Parar não é morrer, nem ser substituído, é apenas um momento de reorganização, retoma de forças e ou mesmo redireccionar de tempo e esforço para outros assuntos / temas, que no momento sejam mais importantes.

Estou certo que até os “Maçons” tem que, em determinados momentos, refrear / abrandar as suas energias, na esfera envolvente à “Arte Real” e canalizar essas mesmas energias / forças, para os assuntos “Mundanos” / “Profanos”.

Por isso Paulo M. a quantidade não faz a qualidade, o desvirtuar do sentido e da missão deste Blogue não é solução, estou certo que quando o Paulo M., voltar a sentir e a ter as energias totalmente disponíveis para esta “esfera”, brindar-nos-á, como sempre, com uma qualidade e quantidade de textos como até hoje tem vindo a fazer.

Em relação aos temas, estes de certo tem que ser sentidos pelo Paulo M., e vindos de dentro para fora, se bem que o que vem de dentro é sempre influenciado pelas acções do que é de fora.

Um bem-haja,

JPA disse...

Olá Paulo;
Até o guerreiro tem direito ao seu descanso.
Porque não burilar um pouco a temática do tarot.

Um abraço
JPA

Ollie disse...

Muito boa tarde MQIIr:. sendo eu de tenra idade nestas lides, pergunto se não se poderia escrever algo, por alguém com conhecimento de causa sobre as diferenças e semelhanças das diversas obediências, e o porque não uma tentativa de se juntarem todas, pelos menos as dos mesmos ritos e tentarmos ser quiçá mais fortes, mais unidos, mais felizes. Um pensamento que me veio e espero não seja mal interpretado por ninguém.
TAF.

Jocelino Neto disse...

Caro Paulo M.

Que tal algo sobre os artífices, compagnons, wanderjahre e suas relações com a "Arte Real"?

Candido disse...

Meu caro Paulo:
Sou um frequentador assiduo deste blog e é com atenção que leio os seus textos e os do RB.
O que eu acho é que os posts têm uma cadencia que não dão o tempo considerado necessario para serem comentados com a profundidade que alguns merecem.
Sabemos que não estamos num forum mas, a Vossa generosidade, tem-nos permitido de opinar!
Talvez assim os pontos de vista de cada "opinador" fosse uma candeia para iluminar temas oportunos...
Abraço

Paulo M. disse...

Obrigado a todos pelo vosso contributo. Irei continuar a tentar - enquanto o conseguir - escrever um texto por semana. Possivelmente alguns textos serão mais curtos, outros sobre temas mais diversos, mas tentarei manter a regularidade. Vamos ver no que dá.

Um abraço a todos,
Paulo M.

Alex disse...

Paulo M.,

Venho elogiar e incentivar os posts que vêm escrevendo. Esclareceu e desmistificou muitas dúvidas além de contribuir com muita informação e cultura.

Um forte abraço de seu amigo de além-mar!

Alex A. L.