22 março 2011

A Maçonaria "restritiva e selectiva"



Li recentemente o seguinte comentário: «é por certo o grande mal da Maçonaria, ser tão restritiva e selectiva na escolha dos seus “Irmãos”». Este comentário traduz bem a ideia muito difundida de que a Maçonaria é só para alguns muito poucos, que está cheia de "personalidades" que não se misturam com o comum dos mortais, e que os critérios de admissão passam, essencialmente, pelo posicionamento económico, social ou político do candidato. Não é verdade; a Maçonaria não é isso.

Por outro lado, não poderia dizer que a Maçonaria não seleciona os candidatos, não exerce qualquer controlo sobre as admissões, nem coloca às mesmas qualquer obstáculo. Claro que exerce controlo, claro que seleciona, claro que coloca obstáculos. Os critérios de admissão, porém, são públicos e ao alcance de todos quantos pretendam, eventualmente, juntar-se à nossa Ordem.

O principal critério advém do cumprimento dos Landmarks da Maçonaria, que ditam muitas das restrições à admissão, como sendo a exclusividade de membros masculinos, a obrigatoriedade da crença no Grande Arquiteto Do Universo, ou a de dever ser o candidato uma pessoa honrada e de boa reputação. Os Landmarks são, como disse, públicos, apesar de não serem universais - há Obediências que aceitam uns e rejeitam outros.

Outros critérios de seleção advêm da própria natureza e propósito da Maçonaria, que se aprende na Instrução de Aprendiz:

- O que é um Maçon?
- É um homem nascido livre e de bons costumes, igualmente amigo do rico e do pobre, desde que sejam pessoas de bem.
- Que significa nascer livre?
- O homem que nasceu livre é aquele que, tendo morrido para os preconceitos comuns, renasceu para a nova vida que a iniciação confere.
- Quais são os deveres de um Maçon?
- Evitar o vício e praticar a virtude.
- Como deve um Maçon praticar a virtude?
- Colocando acima de tudo a justiça e a verdade.

Só alguém que se identifique com estes preceitos pode ser admitido na Maçonaria. Senão, não se iria sentir enquadrado - e não só perderia o seu tempo, como faria os demais perder o deles. Porque a adesão à Maçonaria implica um esforço e empenho não só pessoais como de toda a Loja que admite o neófito, esforço esse que se prolonga por vários anos, não é de ânimo leve que se aceita qualquer um. Os erros de casting saem caros a todos. Por isso, a imagem que se passa para fora deve ser essa mesma: a de que ser aceite maçon não é algo que possa ou deva ser feito com leviandade.

Não creio que seja bom, contudo, cair-se no extremo oposto, propalando-se uma imagem de tamanha exigência que leve a que praticamente ninguém sinta - pelo menos até que alguém lho pergunte - que poderá, querendo, pertencer a esta grande Fraternidade. Receio que seja este o maior obstáculo a que a Maçonaria seja e se torne mais numerosa.

Deveras, quantos não sentirão que não encontram quem partilhe dos princípios por que regem a sua vida - que, por acaso, até podem ser os princípios de tolerância, diversidade, paz e fraternidade que a Maçonaria defende e acarinha? Quantos não descobriram já, até, que se identificam com os ideais da Maçonaria, mas acreditam que a Maçonaria é só para "VIPs", e que nunca lhes abriria a porta?

A esses só posso dizer que ainda hoje se aplica um princípio simples e antigo: quem quer entrar tem que começar por bater à porta. Pode ser que tenha uma surpresa e - certamente ao fim de algum tempo - em vez de um polegar para baixo, receba um caloroso abraço de boas vindas...

Paulo M.

P.S.: Obrigado, M.A., por me dar tema para mais um texto; e sim, sei bem que o excerto que reproduzi acima não traduz a ideia do texto em que se insere...

5 comentários:

Marcos Amaro disse...

Respeitável Paulo M.;

É pois para mim uma grande honra e satisfação que o meu comentário, na magnifica “Prancha”, “A recomendação”, com que brindou, mais uma vez, todos os leitores e seguidores deste “Blogue”, tenha sido um factor de motivação, para mais um tema, ou melhor, um extraordinário desenvolvimento de um tema tão debatido e ideia “muito difundida” sobre os preconceitos e ou pré conceitos, que muita gente tem sobre a Maçonaria.

No entanto não quero deixar de agradecer a nota de rodapé onde refere, “que o excerto que reproduzi acima não traduz a ideia do texto em que se insere...”, pois caso contrário, e sem qualquer duvida, eu teria de pedir desculpa, pois havia criado com o meu comentário uma ideia completamente errónea e o meu objectivo tinha sido totalmente falhado, o que com o seu justo e amável comentário não permite qualquer equivoco, mas também de tal correcção e justeza, nada mais seria de esperar de um R.:. Mestre da R.:. L.:. Mestre Affonso Domingues.

Bem-haja pela partilha que, juntamente com outros R.:. M.:. (que também aqui tem vindo a deixar as suas “Pranchas”), tem vindo a fazer para com todos aqueles, que com todos os magníficos trabalhos (“Pranchas”), aqui disponibilizados, podem sem duvida muito retirar e aprender, pois conteúdo, conhecimento e qualidade, é algo que todas as “Pranchas” apresentadas têm em abastança.

Desta forma todos podem retirar, delas, aquilo que forem capazes e que, claro, queiram, pois de nada serve dizer que se tem, ou se busca “o conhecimento” se este não é procurado por vontade própria e apenas o é feito por insinuação e ou cópia, do exercício daqueles que verdadeiramente buscam, aqui e em todos os lados, ao longo da sua caminhada (vida), o conhecimento, a perfeição e a liberdade como Homens Bons e Honrados.

Obrigado por mais uma magnifica “Prancha”.

imhotep.aton disse...

Irónico é, sem a menor duvida, que Actualmente, seja muito difícil de encontrar 1 pedreiro dentro da Maçonaria.
Provavelmente não deverá ser por nenhuma razão especifica, apenas casual.

imhotep.aton disse...

Olá boa tarde.

Não sei se é do vosso conhecimento esta palestra de M. Tsarion.

Eu achei muito interessante
( Tirando o 1º capitulo )

Pedindo a vossa permissão e se me é permitido deixo aqui o link caso alguém tenha a curiosidade de o ver.
Parece-me bastante controverso e informativo.

Michael Tsarion -- Age of Manipulation

http://www.youtube.com/watch?v=7l-T61gJoHs&playnext=1&list=PLC400987255A22DC8
Nuno

JPA disse...

Só se abre a porta aquém a ela bate.

Cumprimentos
JPA

Blog do Pedro disse...

Olá, eu fiquei muito admirado com este espaço. É uma ótima fonte para quem quer conhecer um pouco mais sobre a Maçonaria. Estarei sempre aqui. Paz.