01 abril 2009

Pequena nota explicativa

Antes de proceder à publicação do próximo post, que será amanhã dia 2 de Abril, importa fazer o enquadramento do mesmo.
O seu autor, Mestre Maçon e Antigo Veneravel da Loja Mestre Affonso Domingues, é para mim um marco na minha vida maçónica e na vida da Loja.
Corria o ano de 1993 e o VM I.P.C. encarregou-me de fazer uma inquirição a um profano. Era a minha primeira inquirição.
Por questões de agenda ficou marcada para o almoço de 22 de Outubro de 1993, num restaurante em Cascais.
Deparei-me com um homem muito experimentado em conversas e reuniões e o inquirido fui eu e não ele. Convem juntar que eu ainda nao tinha 30 anos de idade e quem estava a minha frente era administrador de uma empresa muito conhecida.
A empatia foi enorme.
Em 1996 convidei-o para ser o 1º Vigilante no meu Veneralato. Foi quem me sucedeu e completou o meu mandato de Março de 1997 até ser re-eleito e instalado novamente em Setembro para aquele que seria de facto o seu mandato, como poder ser lido aqui
Por razões profissionais teve que ir desempenhar funções fora de Portugal, longe da sua loja mas e mais dificil para ele longe da sua familia.
Continua, ele que sendo francês se radicou em Portugal há muitos anos e aqui constituiu familia ( ja tem netos), a ser um emigrante e está actualmente em países do Leste Europeu, com maior incidencia na Polónia.
Maçon convicto e assumido integrou uma Loja na Polónia a Respeitavel Loja La France que trabalha em lingua francesa.
Estou para quem não o conhece a falar do, e escrevo o seu nome porque para tal ele me deu autorização, Jean-Pierre Grassi.
Contactei-o recentemente incentivando-o a participar neste blog, a relatar-nos a sua vivencia maçonica longe da SUA Loja mãe.
Respondeu-me que o iria fazer. Disse-me que era Orador na Loja La France e que me mandaria as suas pranchas.
Já começou a mandar. E nos vamos publicar. A prancha está em Francês e a maioria dos seus textos também o serão.
Os comentários poderão ser em Português ou Francês.

José Ruah

9 comentários:

Paulo M. disse...

Ora, ora... Artigos em francês...
Só pode ser por ser 1 de Abril... ;)

Simple

Nuno Raimundo disse...

BoAS...

Pour moi, cést le mêmme chose, acho eu (lol)

Lá vou eu desenferrujar o meu "avec"...

:)

abr...prof...

Diogo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jose Ruah disse...

@Diogo

Não entendendo o que o seu comentário tem a ver com o post e não sendo este blog um veiculo publicitário para filmes sobre assuntos que nao têm a ver com a maçonaria, venho solicitar o favor de retirar no periodo máximo de 2 horas, findas as quais a Administraçao deste blog o fará.

Aproveito para o informar que o procedimento se aplicará de futuro sempre que se justificar.

Jose Ruah

Diogo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jose Ruah disse...

Não lhe perguntei nada sobre o filme.

jpa disse...

Espero que as pranchas venham com a opção de tradução automática.

Cumprimentos
JPA

Jose Ruah disse...

@jpa

Pois isso não podemos garantir.
Há vantagens e desvantagens em ter textos noutras linguas.
Esperemos que as vantagens sejam maiores !!!

José Carlos Soares disse...

Zé, muda o layout do Blog porque se torna cansativa a leitura de textos grandes. Beijos e abraços