19 setembro 2008

FAQ sobre Maçonaria


A FAQ (perguntas e respostas) sobre Maçonaria que reproduzo abaixo não é da minha autoria, sendo eu unicamente responsável pela sua adaptação. Naturalmente, são da minha responsabilidade os erros e/ou imprecisões que a minha adaptação possa ter introduzido no texto.

1. O que é a Maçonaria dos nossos dias?

A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, escolhidos pelas suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança de que com amor à Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal.

2. A Maçonaria é uma sociedade secreta?

A Maçonaria não é uma sociedade secreta, no sentido tradicional do termo. Uma sociedade secreta é aquela que tem objectivos secretos e oculta a sua existência assim como as datas e locais de suas sessões. O objectivo e propósito da Maçonaria, as suas leis, história e filosofia tem sido divulgados em livros que estão a venda em qualquer livraria. Os únicos segredos que a maçonaria conserva são as cerimónias usadas na admissão de seus membros e os meios usados pelos Maçons para se conhecerem. A Maçonaria é simplesmente discreta.

3. A Maçonaria é uma religião?

A Maçonaria não é uma religião no sentido de ser uma seita, mas é um culto que une homens de bons costumes. A Maçonaria não promove nenhum dogma que deva ser aceito tácicamente por todos, mas inculta nos homens a prática da virtude, não oferecendo panaceias para a redenção de pecados. O seu credo religioso consiste apenas em dois artigos de fé que não foram inventados por homens, mas que se encontram neles instintivamente desde os mais remotos tempos da história: A existência de Deus e a Imortalidade da Alma que tem como corolário a Irmandade dos Homens sob a Paternidade de Deus.

4. A Maçonaria é anti-religiosa?

A Maçonaria não é contra nenhuma religião. Ela ensina e pratica a tolerância, defendendo o direito do homem praticar a religião que entender. A Maçonaria não dogmatiza as particularidades do credo e da religião, mas reconhece os benefícios e a bondade assim como a verdade de todas as religiões, combatendo, ao mesmo tempo, as suas inverdades e o fanatismo.

5. A Maçonaria é ateísta ou meramente agnóstica?

A Maçonaria não é ateísta nem agnóstica. O ateu é aquele que diz não acreditar em Deus enquanto o agnóstico é aquele que não pode afirmar, conscientemente, se Deus existe ou não. Para ser aceite e ingressar na Maçonaria, o candidato deve afirmar a sua crença em Deus, O Grande Arquitecto do Universo.

6. A Maçonaria é um partido político?

A Maçonaria não é um partido político, nem tem partido. Como princípio, a maçonaria apoia o amor à Pátria, o respeito às leis e à Ordem, pugnando pelo aperfeiçoamento das condições humanas. Os maçons são aconselhados a serem cidadãos exemplares e a se afastarem de movimentos cuja tendência seja a de subverter a paz e a ordem da sociedade: São também incentivados a serem cumpridores das ordens e das leis do país em que estejam a viver, sem nunca perder o dever de amar o seu próprio país. A maçonaria promove o conceito de que não pode existir direito sem a correspondente prestação de deveres, nem privilégios sem retribuição, assim como privilégios sem responsabilidade. Os maçons, como tal, não se envolvem em actividades de natureza politíca.

7. A Maçonaria é uma sociedade de auxílios mútuos?

A Maçonaria não é uma sociedade de auxílios mútuos, não assegurando uma fonte de rendimentos para qualquer dos seus membros, nem mesmo para os que ocupam cargos. Contudo, a Maçonaria empenha-se em que nenhum de seus membros sofra necessidades ou seja um peso para os outros. O Maçon necessitado é apoiado pelos demais membros da Ordem.

8. A Maçonaria é uma ideologia ou um "ismo"?

A Maçonaria nem é uma ideologia, nem um "ismo". Ela não se envolve com as subtilezas da filosofia política, religiosa ou social. A Maçonaria reconhece que todos os homens tem uma só origem, participam da mesma natureza e tem a mesma esperança e, por conseguinte, devem trabalhar em união para o mesmo objectivo - a felicidade e bem estar da sociedade.

9. Então o que é a Maçonaria?

A Maçonaria é uma organização mundial de homens que, através de formas simbólicas dos antigos construtores de templos, voluntariamente se uniram para o propósito comum de se aperfeiçoarem na sociedade. Admitindo em seu seio, homens de carácter, sem consideração à sua raça, cor ou credo, a Maçonaria esforça-se para constituir uma liga internacional de homens dedicados a viverem em paz, harmonia e afeição fraternal.

10. Qual é a missão da Maçonaria?

A missão da Maçonaria é a de "fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos".

A missão da Maçonaria ainda é a prática das virtudes e da caridade, é confortar os infelizes, não voltar as costas à miséria, restaurar a paz de espírito e a paz aos desamparados e dar novas esperanças aos desesperançados.

11. A Maçonaria obriga a juramentos anti-sociais?

A Maçonaria não obriga nenhum homem a juramentos incompatíveis com sua consciência, com as regras sociais e/ou do estado de direito, bem como da liberdade de pensar.

12. Porque é que a Maçonaria não inicia mulheres?

Tendo evoluído da Maçonaria Operativa que erguia templos no período da construção de catedrais, a Maçonaria adoptou a antiga regulamentação que provia o seguinte: "As pessoas admitidas como membros de uma Loja devem ser homens bons e de princípios virtuosos, nascidos livres, de idade madura, sem vínculos que o privem de pensar livremente, sendo vedada a admissão de mulheres assim como homens de comportamento duvidoso ou imoral.

A regularidade da maçonaria deve-se ao facto de esta se ater aos seus princípios básicos e imutáveis regidos por Landmarks, entre os quais se inclui o que acima se disse.

13. Por que se chama templos aos locais de reunião?

Os lugares onde os maçons se reúnem são designados templos porque, embora não sendo uma religião ou reunindo-se em uma igreja, a Maçonaria preserva religiosamente os direitos de cada indivíduo praticar a religião ou credo de sua preferência, mantendo-se equidistante das diferentes seitas ou credos. A Maçonaria ensina a todos como respeitar e tolerar as diversas religiões dos seus membros.

14. A Maçonaria Universal obedece a uma autoridade máxima?

Nem mesmo num país como os Estados Unidos, composto de 50 Estados e com cerca de 4 milhões de Maçons, a Maçonaria obedece a uma autoridade suprema. A Maçonaria em cada país ou em cada estado de uma Federação é regulada e dirigida por uma Grande Loja independente e soberana. Contudo, a Maçonaria Universal tem um sistema de regularidade, que permite às diversas Organizações Maçónicas reconhecerem-se como tal, desde que respeitem as regras (Landmarks) secularmente estabelecidas.

Adaptado de: "Maçonaria - Sua História, Objectivos e Princípios" - Erwin Seignemartin (28.09.79)

3 comentários:

Paulo M. disse...

Do que se diz na segunda metade do ponto 3, e do que o Rui referiu no texto anterior, imagino que o original deste texto seja oriundo de um site americano.

De facto, a questão do "credo religioso" da Maçonaria aí descrito diz mais do que a mera afirmação referida no ponto 5.

É difícil descortinar quando as pistas são, aparentemente, tão contraditórias. Fico a aguardar mais textos que, juntamente com estes, ajudem a esclarecer as minhas dúvidas!

Um abraço,
Simple

Jose Ruah disse...

Nada contraria nada neste texto, e nada é antagónico com o escrito no texto do Rui.

O facto de nos textos vir referenciado DEUS nada quer dizer e quer dizer tudo.

O maçon tem que conseguir entender o conceito e com isso ir além do sentido restrito das palavras.

Para os homens de educação Judeo-Cristã, Deus é um. Para um Sikh Deus é outro, para um Hindu há multiplos Deuses sendo que um deles foi o inicial, etc.

Os Homens são imperfeitos e por isso usam, tentando que sejam os melhores, vocabulos insuficientes e desadequados.

Mesmo um cartesiano tem que conseguir ultrapassar essa dificuldade pois o próprio Descartes no seu "discurso do metodo" e com o seu postulado "cogito ergo sum" conseguiu.

Enquanto a dissociação entre o sentido restrito de uma palavra e o do conceito a ela associada não aocntecer então não é possivel entender o conceito de:

"Deus, Grande Arquitecto do Universo "

É-me dificil entender, embora o consiga essencialmente se for um maçon recente, que haja maçon que não consegue fazer essa destrinça.

Evidentemente que sendo a Maçonaria uma "escola" tudo fará para ensinar essa diferenciação.

Entendo no entanto que para um não maçon seja complicado fazer esta diferenciação.

Paulo M. disse...

@José Ruah:

Agradeço a ajuda. Se eu fosse cão, acho que devia ser um pit-bull, daqueles que, quando mordem, não largam... pelo menos enquanto não se dão por satisfeitos. Tenho pensado nesta questão, e creio ter encontrado uma eventual causa de mal entendido.

Exige-se, formalmente e explicitamente, de um Maçon Regular que "acredite no Grande Arquiteto do Universo", termo que pretende englobar e substituir uma multiplicidade de termos que designam o mesmo conceito, ou conceitos semelhantes. Não me parece estar a fazer confusão entre o conceito e os termos que o designam; creio, mesmo, estarmos em sintonia a este respeito.

Passa-se que o nº3 do texto de hoje refere, para além do conceito de "Grande Arquiteto do Universo", os da "imortalidade da alma" e da "Paternidade de Deus". Se estas duas crenças não são explicitamente exigidas, será por estarem implícitas? Ou nem isso?

À luz do que tenho procurado aprender, não me parece fazer grande sentido ser-se maçon regular sem acreditar nas mesmas. A diferença entre o que é "exigido" e o que poderá estar "implícito" pode fazer a diferença toda entre o "poder-se" ser maçon e "fazer sentido" que se seja maçon.

Mais simples, directa e cartesianamente: pode-se, formalmente, ser maçon regular sem acreditar na imortalidade da alma e na paternidade de Deus (ao menos no sentido de que este se importe connosco)? Se sim, a Maçonaria fará sentido para alguém nessas circunstâncias?

Não sei se estas perguntas têm resposta diferente das que já me foram dadas, mas era isto que, desde o início, pretendia saber, na busca do fio que separa o branco do preto - sem cinzentos de permeio.

Um abraço,
Simple