25 julho 2008

O copo está meio cheio!

Hoje é dia habitualmente dedicado a uma alegoria e assim vou classificar este texto. Mas, ao contrário do que habitualmente faço, não vou aqui deixar uma qualquer história que sirva de pretexto para tirar uma lição. Hoje, vou-me servir de uma mensagem de correio electrónico que recebi há uns meses do JPSetúbal e que acho que contém directamente algumas chamadas de atenção particularmente oportunas para os tempos que vamos vivendo.

Anda tudo macambúzio, todos com perspectivas negras, é a crise dos combustíveis, a dos alimentos, tudo aumenta menos os nossos rendimentos, onde é que vamos parar, enfim, um desatino de preocupações, pessimismos, estados depressivos, típicos de quando os tempos vão difíceis. A crise também a mim me bate forte e feio. Mas aprendi que nada se ganha em nos deixarmos abater. Há que cerrar os dentes e seguir em frente. Melhores dias virão.

O problema quando o clima de pessimismo se instala é que parece que se instala uma espécie de epidemia que leva todos a só repararem no que vai mal, no que está difícil, e impele a olvidar os aspectos positivos de muitas coisas, até de algumas que consideramos más ou desagradáveis. É velha a imagem de o copo que o pessimista vê meio vazio ser aquele que o optimista vê meio cheio. Mas continua a ser acurada e, mesmo que porventura o optimista não saia mais depressa da crise, pelo menos vive-a melhor do que o pessimista...

Aprendamos, pois, a não ver só o lado mau das coisas, a descortinar também os seus aspectos favoráveis ou agradáveis, que muitas vezes nos passam despercebidos. Atentem então nestas frases, certeiras, que recolhi da tal mensagem de correio electrónico, e cujo autor desconheço:


O filho que muitas vezes não limpa o quarto e que está sempre a ver televisão SIGNIFICA QUE

ESTÁ EM CASA!


A desordem que temos de limpar depois de uma festa SIGNIFICA QUE

ESTIVEMOS RODEADOS DE FAMILIARES E AMIGOS!


As roupas que estão apertadas SIGNIFICAM QUE

TENHO MAIS DO QUE O SUFICIENTE PARA COMER!


O trabalho que tenho em limpar a casa SIGNIFICA QUE

TENHO UMA CASA!


As queixas que ouvimos acerca do Governo SIGNIFICAM QUE

TEMOS LIBERDADE DE EXPRESSÃO!


Não encontrar lugar para estacionar SIGNIFICA QUE

TENHO CARRO!



Os gritos das crianças SIGNIFICAM QUE

POSSO OUVIR!


O cansaço no fim do dia SIGNIFICA QUE

POSSO TRABALHAR!


O irritante despertador que me acorda todas as manhãs SIGNIFICA QUE

ESTOU VIVO!


Pensem nisto. E lembrem-se que o pessimismo não cria nada, não inventa nada, não avança nada. Reconheçamos que os tempos vão maus, mas tenhamos a certeza que vamos conseguir viver tempos melhores. E, sobretudo, não desanimemos e trabalhemos para isso!

Rui Bandeira

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde Rui... começei a ler seu blog a pouco tempo, fico fascinado pelas lições que vocês transmitem.
Resolvi fazer este comentário, pois sempre busquei no dia-a-dia "a mensagem do copo meio cheio" e perçebo a cada instante a importância de ser otimista... as lições que aprendemos com nossos próprios erros nos ajudam a viver melhor com o mundo e comsigo mesmo...
Agradeço a vocês por postarem reflexões tão importantes ! ! !
Forte abraço...

José Carlos Soares disse...

Meu caro Rui, uma vez mais obrigado pela permissão da leitura dos textos na Excalibur.

Aceita um TFA