26 junho 2008

Inovações


De tempos a tempos, apetece-nos fazer umas modificações no aspecto do blogue, aproveitando as possibilidades técnicas que o serviço de alojamento nos vai proporcionando e as que vamos encontrando em vários serviços que disponibilizam alguns elementos que consideramos de interesse.

Há dias, o José Ruah proporcionou um alargamento do sistema de identificação para quem quiser efectuar comentários.

Hoje, e após uma breve conferência que tivemos oportunidade de ontem ter sobre o assunto, aqui deixamos mais duas novas melhorias, através das quais os nossos leitores têm a possibilidade de melhor avaliar a difusão quantitativa e geográfica deste blogue.

Quase desde o início que temos visível o contador de visitas. Em cerca de dois anos, já ultrapassou as 83.000 visitas, o que nos enche de satisfação. Para um blogue temático, e dedicado ao tema da Maçonaria, é um êxito! O José Ruah deu-se ao trabalho de fazer a comparação e informou-me que alguns dos mais populares blogues maçónicos dos Estados Unidos, com uma antiguidade não inferior à nossa, têm um número total de visitas menor do que o A Partir Pedra! E notem que lá nos States vivem cerca de trezentos milhões de pessoas. É claro que nós, sendo só cerca de dez milhões em Portugal, contamos com os quase cento e noventa milhões de brasileiros! Com os demais falantes de português espalhados pelo Mundo equilibramos as contas! Mais ou menos... Bom, há que reconhecer que há mais falantes de inglês do que de português. Mas nós somos melhores, pronto!

O que os nossos leitores não tinham a noção é de que o número dos nossos leitores registado pelo contador de visitas peca por defeito, desde há cerca de um ano. É que desde então adicionámos ao blogue uma outras funcionalidade que altera os números: a possibilidade de quem estiver nisso interessado subscrever gratuitamente um serviço através do qual recebe por correio electrónico, entre as 21 e as 23 horas de cada dia (hora oficial de Portugal), o texto ou textos que nas últimas vinte e quatro horas tenham sido publicados no blogue. O aspecto gráfico é atractivo - inclui as imagens publicadas - e quem recebe a mensagem de correio electrónico não precisa de aceder ao blogue para ter acesso aos textos publicados. Actualmente, este serviço está subscrito por 57 pessoas. Certamente que a esmagadora maioria delas não acede, porque não precisa, ao blogue: lê directamente os textos publicados nas mensagens que vai recebendo. Isto faz com que a real difusão do blogue seja muito superior ao que o contador de visitas regista. Façam-se as contas: normalmente publicam-se textos aqui no blogue cinco dias por semana (às vezes seis). Admitindo que 50 dos que recebem esses textos por correio electrónico leiam esses textos por essa via e nunca acedam ao blogue, em cada semana, temos uma difusão de mais 300 leituras, não registadas pelo contador do blogue. Isto por si só significa mais de 15.000 leituras anuais. Se atentarmos que, no último ano, o blogue teve cerca de 50.000 visitas registadas, estas 15.000 leituras em acréscimo são importantes!

Por aqui nós prezamos a transparência! Decidimos, assim, passar a disponibilizar, na coluna da direita do blogue (só visualizada por quem acede ao blogue; quem lê os textos por correio electrónico não tem acesso aos elementos desta zona; não se pode ter tudo...) um novo elemento gráfico pelo qual, abaixo do título Assinantes via correio electrónico, publicamos o número daqueles que, em cada momento, subscrevem o serviço. No momento em que escrevo este texto são 57. Espero que vá paulatinamente aumentando este número - até porque é realmente cómodo este serviço gratuito!

Por outro lado, o José Ruah teve a ideia - e eu aplaudi; e ele logo a executou - de adicionar, também na coluna da direita do blogue, um mapa indicando a localização dos visitantes do blogue. É uma curiosidade interessante, mas é muito mais do que isso. Possibilita ao leitor o acesso a informação a que, até agora, só os editores do blogue, através do contador de visitas, dispunham. Façam o favor de clicar no mapa e verão que ele é aumentado e pode movimentar-se a sua visão, utilizando uma ferramenta no canto superior esquerdo (ao estilo do Google Maps; aliás, é essa a tecnologia que é utilizada neste serviço). Pode assim ver-se, especificamente na região do globo que nos interessa, a localização dos visitantes do blogue no último dia. Mas ainda mais: na janela na parte inferior, é indicada, para a região do globo visualizada, quais os textos do A Partir Pedra que os visitantes dessa região consultaram nesse dia e a percentagem de acessos de cada texto indicado em relação ao total. Pode-se assim comparar, por exemplo, os interesses dos leitores de Portugal com os do Brasil.. Mas, mais ainda: a indicação de cada texto na referida janela é um atalho para o mesmo. Assim, se um leitor verifica que em determinada zona do globo foi lido um determinado texto cujo título lhe suscita o interesse, basta clicar no atalho para aceder de imediato ao texto em causa!

Clicando na bandeira que indica a localização de cada visitante, surge a informação da localidade oriunda do acesso e do último texto acedido por esse visitante. De novo, esta última indicação surge sob a forma de atalho para esse texto. Quando aparece apenas a indicação A Partir Pedra, tal significa que esse visitante específico acedeu à página mais recente do blogue, que contém os textos dos últimos sete dias.

Clicando, na parte superior direita, no atalho Popular Links, abre-se uma página que apresenta, por ordem decrescente, os atalhos dos textos mais lidos no último dia. Dentro desta página, pode-se ainda seleccionar diversas variantes: todos os atalhos, os atalhos dos textos acedidos do exterior do blogue (isto é, directamente de um apontador de texto), atalhos dos textos acedidos a partir do blogue (isto é, utilizando os atalhos da coluna da direita o blogue), etc.. Utilizando-se o atalho Popular Pages, acede-se à indicação, por ordem decrescente das páginas, textos e marcadores acedidos no último dia, com indicação do local de onde proveio o último acesso.

Enfim, procuramos melhorar o blogue. Esperamos que estas inovações vos agradem!

Rui Bandeira

1 comentário:

Paulo M. disse...

"Mas nós somos melhores, pronto!"
... e os mais humildes, também! :)

Parece-me muito bem que tirem partido das "novas funcionalidades", mas fiquei sem posição na cadeira ao ver uma bandeirinha, no mapa, tão perto de minha casa... Não imaginei que pudéssemos ser geograficamente identificados de forma tão precisa!!!

Quanto ao resto, mantenham-se assim; eu, por mim, cá estarei para vos ler - e para vos proporcionar acessos diários!!!

Um abraço,
Simple