24 junho 2008

Do tempo, ...

Já aqui o mencionei. Fui iniciado na Alemanha, no último ano da década de oitenta do século passado. Não residia na Alemanha. À míngua de existência, na época, de Maçonaria Regular em Portugal, e aguardando a sua institucionalização aqui, optei por seguir o conselho do meu padrinho, um alemão que, na altura se encontrava em Portugal, e buscar a Luz numa Loja de língua espanhola de Bona, a Loja Miguel de Cervantes y Saavedra, minha Loja-mãe. Aí fui iniciado. Aí, cerca de um ano depois, fui passado a Companheiro. E foi como Companheiro que ingressei na Loja Mestre Affonso Domingues, pouco tempo depois da sua Consagração, em pleno período de reconhecimento internacional da emergente Maçonaria Regular em Portugal. Assim o decidi, assim o fiz. Mas paguei um preço. É esse preço que constitui o ponto de partida deste texto. Para que se entenda que todas as escolhas têm um preço. Também em Maçonaria. Talvez particularmente em Maçonaria.

O preço que eu paguei foi que não aprendi a ser maçon, o que era a Maçonaria, o que deveria ser e fazer e procurar, no tempo em que o deveria ter aprendido. O facto de ter sido iniciado na Alemanha e residir e trabalhar em Portugal e não poder deslocar-me regularmente à Alemanha, levou a que viesse a ser passado a Companheiro na terceira reunião da Loja em que participei. Leram bem: participei na sessão em que fui iniciado, participei numa outra, meses depois e, cerca de um ano depois da minha iniciação... interstício decorrido e ultrapassado, compareci a uma terceira sessão... para ser passado a Companheiro. Só em Portugal, e na Loja Mestre Affonso Domingues, vim a participar regular e assiduamente nos trabalhos da Loja.

O tempo de Aprendiz serve para isso mesmo: para aprender. Para aprender o que é ser maçon, o que é estar e integrar-se numa Loja, o simbolismo subjacente a tudo o que nos rodeia, o que se deve fazer, como se deve fazer, porque se deve fazer de uma maneira e não de outra. É um tempo de preparação e de início de mudança pessoal. Será complementado com o tempo e a actividade enquanto Companheiro. Para que, chegado a Mestre, se esteja habilitado a usar as ferramentas de beneficiação do nosso carácter que só devemos pousar quando a nossa meia-noite chegar.

Esse tempo não é apenas tempo. É trabalho. É presença em Loja. É observação. É meditação. É tentativa, erro e correcção. É um processo, quantas vezes não conscientemente notado, de mudança, de aperfeiçoamento.

Desse tempo, desse trabalho, não beneficiei. Não o utilizei um nem executei o outro. As circunstâncias foram o que foram. E eu aceitei-as. Mas paguei o preço. O preço que paguei foi que só considero que aprendi a ser maçon, a entender o que é e deve ser um maçon, a fazer o que deve ser feito, já era Mestre e bastante tempo depois de a tal grau ter sido elevado.

Isso teve uma única vantagem: aprendi naturalmente que o Mestre deve sempre continuar a ser e considerar-se um eterno Aprendiz, sem qualquer dificuldade, porque efectivamente fui um Aprendiz em avental de Mestre.

Mas esta opção que então fiz envolveu - compreendo-o hoje! - um enorme risco. O risco de nunca encontrar o caminho. De me perder e porventura levar a que outros se perdessem. O risco de não saber fazer, porque o fazer e, portanto, de nada de jeito aprender. Porque não estava preparado. Porque fazia coisas antes de tempo. Antes de realmente saber o seu significado. Não só com a cabeça. Também, e principalmente, com o coração e com o espírito.

A minha sorte terá porventura sido que, naquela época de organização e institucionalização da Maçonaria Regular em Portugal, tirando muito poucos, pouquíssimos, todos estavam a aprender. Em conjunto. Errando e tirando lições do erro. Não fui apenas eu. Outros foram - porque era imperioso que fossem! - Mestres antes do tempo. Temos hoje a consciência disso. Alguns - como eu - aprenderam e cresceram e evoluíram. Outros - mais do que nós gostaríamos que tivessem sido - ficaram pelo caminho. Nunca chegaram verdadeiramente a entender o que é ser maçon, por muitos aventais bonitos e graus e títulos que porventura tivessem ostentado. Esse foi um preço que teve que ser pago.

Mas esse é um preço que nós, os que tivemos a honra de ser pioneiros, não queremos que aqueles que agora se juntam a nós paguem. Porque não precisam. Porque eles têm tempo. O tempo que nós não tivemos e que, felizmente, os que conseguiram passar o cabo da "aprendizagem em movimento", trabalharam e trabalham para que os que agora se nos juntam tenham.

Por isso, a minha mais insistente recomendação aos Aprendizes da minha Loja é que não tenham pressa. Que dêem tempo ao tempo. Que trabalhem, que se integrem, que meditem, sempre sem pressa. A Maçonaria não é uma ciência. Nem uma filosofia. É um estilo de vida. Que, mais do que se aprender ou se seguir, se entranha no maçon. Quase que por osmose. O importante é estar, estar atento, estar disponível. Um dia, quase que sem darmos por isso, tudo começa a encaixar, tudo faz sentido. Então, entende-se que a Ética do maçon só poderia ser a que é. Que o nosso comportamento é o que deve ser. E não se faz esforço nenhum para se ser melhor. Naturalmente, tornamo-nos melhores. Como uma criança cresce, assim crescem os maçons. Porque ética e espiritualmente crescem. Como uma criança precisa de tempo para crescer, assim dele também os maçons necessitam.

Tempo. Talvez, bem vistas as coisas, o bem mais precioso de que dispomos. Não tenhamos pressa de o gastar. Não o vejamos como um empecilho. Que todos e cada um dos Aprendizes saibam aproveitar e usar o seu tempo enquanto tais. Demorará talvez muito até o compreender, mas um dia será possível entender que não foi um tempo desperdiçado.

Rui Bandeira

5 comentários:

Jose Ruah disse...

À semelhança do Rui o meu progresso foi meteorico.

Iniciado em 14/12/1991 passei a Companheiro em 24/5/1992 e a Mestre em 14/9/1992.

Nove meses certos ao dia desde a Iniciação até à Mestria. É certo que não faltei a qualquer sessão e que fui a uma quantidade de sessões em outras Lojas. A minha passagem a Mestre deu-se na Loja Fraternidade - a Loja do Grão Mestre - que reuniu especialmente para elevar um determinado Irmão a Mestre. Eu e um dos meus gemeos ( irmão iniciado no mesmo dia que eu) aproveitamos a boleia e passamos ao terceiro grau.

Tal como o Rui não vivi a os dois primeiros graus. Nao tive tempo, ou melhor não nos deram tempo para vivê-los.

Eramos activos preciosos para o desenvolvimento da Grande Loja e das Lojas. Como em tudo de entre as apostas nestes activos umas sairam vencedoras e outras perdedoras.

Tal como o Rui, aprendi a ser maçon já mestre. Partilho com ele a maioria dos sentimentos que transmite.

Só não partilho que um Mestre é um eterno aprendiz.
Um Mestre só o é porque continua a aprender, mas isso faz dele um "estudante", um estudioso, um "aprendedor", mas não um aprendiz.

Porque a ele lhe são exigidas responsabilidades e desempenhos que o não são a um Aprendiz.

Enfim conceitos diferentes. Mas também se eu e o Rui estivessemos de acordo em todos os detalhes.... não eramos nós.

Fora isto, de facto pagámos um preço. E por sabermos isso, por termos conseguido ter essa consciencia que o nosso percurso não foi "normal" é que temos a exigencia que temos para com os noveis membros da nossa Loja a Affonso Domingues.

Sei que ele não pretende mudar e eu também não. Por isso os aprendizes e os companheiros e mesmo os mestres mais recentes gostam de nos ouvir discutir e com isso aprender - espero !!!

Nuno Raimundo disse...

De facto, também eu gosto de os "ver discutir" neste espaço.
para além de saudável, dá-nos mostras que o respeito e a amizade que Vos une é enorme.
Sem preço portanto.
e quem fica aganhar com isso também, somos nós os habituais leitores deste espaço.
Por isso somente peço que "discutam" mais vezes, que estaremos cá para assistir e aprender... :)

abr...prof...

Paulo M. disse...

"Great minds discuss ideas. Average minds discuss events. Small minds discuss people." (Eleanor Roosevelt)

Dá gosto "ouvir"-vos discutir ideias, ilustrando-as com acontecimentos e com a experiência de cada um; do que não me recordo é de vos ver discutir pessoas.

Assim, de facto, aprende-se convosco - aprende-se não só um pouco daquilo de que estejam a discutir, mas acima de tudo aprende-se a discordar com naturalidade.

Um abraço,
Simple

Rui Bandeira disse...

@ José Ruah:

Entre "aprendiz" e "aprendedor", a diferença é só semântica.

Tu concordas comigo que o Mestre deve sempre continuar a aprender. Eu concordo contigo que o Mestre tem responsabilidades e obrigação de desempenho que o Aprendiz não tem.
Passamos ambos o nosso tempo a escrever aqui no blogue ambas estas noções, nas mais diversas variantes e a propósito de todos os pretextos que encontramos.

Neste ponto, em nada discordamos. Só no pormenor de uma desiganção. Que é, manifestamente, pormenor, não "pormaior". Aqui, parece-me que nem com a nossa imaginação conseguimos arranjar polémica de jeito... É melhor procurarmos outra coisa qualquer...

Jose Ruah disse...

E pronto lá estás tu com o teu mau feitio a ser desmancha prazeres.

Entre nos, mais que estarmos em desacordo ( que nao estamos) é parecer que estamos.