17 abril 2008

A irlandesa Lodge of Research CC

A irlandesa Lodge of Research CC é constituída unicamente por Mestres Instalados que sejam obreiros de Lojas sob a Constituição Irlandesa. É titular da carta-patente n.º 200 da Grande Loja da Irlanda desde 12 de Março de 1914, tendo sido formalmente constituída em 30 de Setembro do mesmo ano.

São seus objectivos constituir um pólo de investigação em maçonaria para maçons, investigadores e estudantes, encorajar o gosto pela investigação maçónica, história, antiguidades e símbolos, através da apresentação de trabalhos e discussão dos referidos temas.

Agregado a esta Loja, existe um Círculo de Correspondentes, aberto a todos os Mestres Maçons obreiros de Lojas da Grande Loja da Irlanda ou de Grande Loja por aquela reconhecida. Este Círculo de Correspondentes, como é usual, dá direito a que os seus integrantes recebam o exemplar anual das Transactions daquela Loja, isto é um exemplar com a publicação dos trabalhos apresentados e respectiva discussão. No caso desta Loja de Investigação irlandesa, é de notar que o custo anual para se ser membro do seu Círculo de Correspondentes é significativamente inferior ao de outros Círculos de Correspondentes congéneres, designadamente o Quatuor Coronati Correspondence Circle. Com efeito, o custo anual para se ser membro do Círculo de Correspondentes da Lodge of Research CC é de apenas oito libras inglesas, acrescendo as despesas com portes de correio e mais meia libra para custos de expedição.

Esta loja reúne no Freemason's Hall, em Dublin, no segundo sábado de Fevereiro e em instalações de um dos Corpos Provinciais da Grande loja da Irlanda, previamente indicado, nos quartos sábados de Abril, Setembro e Novembro. As sessões são abertas, quer aos obreiros da Loja, quer aos membros do seu Círculo de Correspondentes.

No sítio desta Loja, encontram-se publicados alguns dos trabalhos apresentados na mesma, designadamente Maçonaria no Tenessee, Estados Unidos - Os primeiros 100 anos, Lojas relacionadas com Rudyard Kipling e Herói Maçónico - Tenente-Coronel J.H.S. Dimmer, VC, MC.
_________________

Não se mantenha indiferente à situação da Inês. Contribua, na medida do que puder e quiser, para auxiliar nas despesas do seu tratamento. Qualquer quantia, por pequena que seja, ajuda! Veja aqui como ajudar.

Rui Bandeira

Sem comentários: