25 março 2008

A Regra de Ouro

Para os cristãos, a semana que passou foi a Semana Santa. Outras religiões têm dias, semanas meses ou outros períodos que consideram santos, sagrados ou de assinalar. Faz parte da convicção religiosa assinalar, marcar determinados períodos de tempo destinados a condutas e celebrações que buscam a aproximação do Homem com a Divindade.

É uma boa ocasião para publicar aqui no A Partir Pedra uma imagem que me mandou o Simple Aureole. Como ele, considero-a significativa e interessante. E um bom exemplo da razão por que a Maçonaria considera igualmente respeitáveis todas as convicções religiosas.

A Regra de Ouro, ou ética da reciprocidade, como muito bem a designa o Simple Aureole, mostra-se presente nas principais convicções religiosas do Mundo. Monoteístas, politeístas, deístas, teístas, ocidentais, orientais. A imagem acima reproduzida é elucidativa (clicar sobre a imagem para a aumentar). Abaixo, fica a tradução do texto. Traduzo da esquerda para a direita, de cima para baixo. A ordem de apresentação das religiões segue apenas esta ordem "gráfica". Não ilustra, nem defende, nem apresenta qualquer ordem de importância, de relevância, de concordância. Penso que ninguém teria dúvidas, mas é sempre bom deixar ficar claro...

Fé Baha'i - Não imponhas a ninguém um fardo que não desejas que seja imposto a ti e não desejes para ninguém o que não desejas para ti mesmo. (Baha'u'llah, Gleanings)

Hinduísmo - Este é a todo o dever: não faças aos outros o que causaria dor se feito a ti. (Mahabharata 5:1517)

Budismo - Não trates os outros de maneira que tu próprio achas que te feriria. (Udana-Varga 5.18)

Confucionismo - Uma palavra que resume a base de toda a boa conduta ... Gentileza agradável. Não faças aos outros aquilo que não queres seja feito a ti mesmo. (Confucius, Analects 15.23)

Islão - E nenhum de vós realmente é crente até que deseje para os outros aquilo que deseja para si mesmo. (O Profeta Maomé, Hadith)

Taoísmo - Considera o ganho do teu vizinho como o teu próprio ganho, e o prejuízo do teu vizinho como o teu próprio prejuízo. (T'ai ShangKan YingP'ien, 213-218)

Judaísmo - O que é odioso para ti, não o faças ao teu vizinho. Esta é toda a Torah; tudo o resto é comentário. (Hillel, Talmud, Shabbat 31a)

Sikhismo - Não sou um estranho para ninguém, e ninguém é um estranho para mim. Na verdade, sou um amigo de todos. (Guru Granth Sahib.pg. 1299)

Jainismo - Devemos tratar todas as criaturas do mundo como gostaríamos de ser tratados. (Mahavira, Sutrakritanga)

Zoroastrianismo - Não faças aos outros o que for injurioso para ti. (Shayast-na-Shayast 13.29)

Espiritualidade Nativa Americana - Estamos tão vivos quanto mantivermos a Terra viva. (Chefe Dan George)

Unitarianismo - Afirmamos e promovemos o respeito pela rede interdependente de toda a existência, de que somos uma parte. (Princípio unitariano)

Cristianismo - Em tudo, faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti; esta é a lei e os profetas (Jesus, Mateus, 7:12)

Não sei se a Regra é de Ouro. Mas parece-me integrar uma Ética Universal...

Rui Bandeira

4 comentários:

Nuno Raimundo disse...

Boas...

Agradeço ao ºRui e ao ºSimple terem partilhado tal imagem ( que adicionei prontamente a uma pasta propria para este tipo de tema e imagens) que eu desconhecia de todo e que ainda me deu a conhecer o "Unitarianismo" que eu não conhecia também.

Neste espaço está-se sempre a aprender qualquer coisa... ;)

De facto as Religiões têm todas pontos em comum, ou não fossem elas a "expressão" da Divindade em nós, humanos...

abr...prof...

Paulo M. disse...

O texto de hoje recordou-me uma historieta antiga que ilustra como mesmo os melhores princípios podem ser pervertidos por quem se disponha a tal.

Na história em causa, uma mulher esfrega uma lâmpada da qual sai um génio com os proverbiais 3 desejos; contudo, o génio pretende dar-lhe uma lição, pelo que os desejos vêm sob condição: "Como andas zangada com o teu marido, vou dar-lhe o dobro de tudo quanto te der a ti."

Após pensar um pouco, ela pediu:
- Uma mansão enorme
- Uma grande quantidade de dinheiro
- Um ataque cardíaco que a deixasse meio morta...

Um abraço,
Simple Aureole

(desculpem lá a piadinha, mas isto não pode ser sempre a sério, pois não?)

Marco Oliveira disse...

É importante salientar os pontos comuns entre as religiões. Aliás, o diálogo inter-religioso começa por aí. Mas nesse mesmo diálogo as diferenças também podem ser analisadas e debatidas.
Cumprimentos.

Rui Bandeira disse...

@ nuno_r:
Espero que efectivamente este espaço tenha utilidade para quem o utiliza. Eu sei que aprendo a escrever nele...

@ simple:
Os princípios são aquilo que nos identificam verdadeiramente.
E a historieta de que se lembrou ilustra a razão por que nenhuma crença ou filosofia recomenda que se deseje aos outros o dobro do que se deseja para si, mas apenas o mesmo... A sabedoria ancestral é imensa...

@ marco:
Concordo inteiramente. mas, talvez algo simplisticamente, tenho para mim que os pontos comuns têm origem divina e as diferenças origem humana.
Cada religião é a interpretação da divindade, do seu plano e da atitude do Homem perante uma e outro, segundo as condições de tempo e lugar do seu estabelecimento. daí que, para mim, seja particularmente interessante atentar naquilo que é comum e, portanto, não varia em função do tempo, do lugar, das condições civilizacionais. Porque o que é comum será porventura a mensagem divina - ou, pelo menos, inerente à Humanidade.

Um abraço amigo a todos!