06 fevereiro 2008

Loja Luz do Oriente (Macau)

A Loja Luz do Oriente (Macau) é uma estrutura maçónica sediada naquele território outrora sob administração portuguesa, que trabalha sob os auspícios da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP. Trabalha no Rito Escocês Antigo e Aceite. Originada no Triângulo Luz do Oriente, criado pelo Decreto n.º 99 do Muito respeitável Grão-Mestre da GLLP/GLRP, reúne como "Loja Justa" (mas ainda não Perfeita) desde 6 de Junho de 2007. As suas reuniões têm lugar em Macau, no terceiro sábado de cada mês. Tanto quanto sei, o seu funcionamento ainda se baseará na autorização de funcionamento como Triângulo que o Muito Respeitável Grão-Mestre da GLLP/GLRP concedeu pelo mencionado Decreto, porquanto o seu processo de instalação não está concluído. Não dei conta ainda da publicação do Decreto de Constituição da Loja e atribuição do respectivo número e, naturalmente, a respectiva carta-patente estará por emitir, faltando ainda realizar a devida Cerimónia de Consagração.

Um Triângulo funciona com um mínimo de três elementos e busca, precisamente, criar as condições para a criação de uma Loja. A partir da altura em que um Triângulo adquire a dimensão necessária para se transformar em Loja, pode-se iniciar o respectivo processo de Constituição e Consagração como tal. Desde meados de 2007 que o número de maçons agrupados no Triângulo Luz do Oriente será suficiente para ocorrer a sua transformação em Loja. Daí a menção de que estará, desde essa altura, a funcionar como "Loja Justa" (mas ainda não Perfeita). Em bom rigor, a designação como "Loja" ainda não será adequada, pois ainda se trata de uma "Loja em constituição", mas compreende-se o anseio e a motivação...

Como sei eu tudo isto? Através do blogue Loja Luz do Oriente (Macau) e do primeiro texto nele inserido, em 17 de Janeiro último! O blogue é escrito em inglês. Em português, só encontrei o segundo texto do blogue, que dá algumas referências sobre o Muito Respeitável Grão-Mestre. Mas o título do texto está em inglês (The Grand Master of Our Lodge)...

É um blogue que, estando ainda no seu início - menos de um mês de existência - apresenta uma assinalável frequência de textos, treze entre 17 e 31 de Janeiro - o A Partir Pedra publicou quinze textos no mesmo período. E, até segunda-feira última, três em Fevereiro, tantos quantos os textos publicados em igual período no A Partir Pedra. Uma frequência de publicação, similar à deste blogue, que se espera continue no mesmo ritmo.

É para nós uma satisfação muito grande darmos conta do aparecimento de mais um blogue ligado a uma Loja (por enquanto ainda formalmente um Triângulo) da GLLP/GLRP. Neste caso, em dois pontos quase opostos do globo, em duas línguas diferentes, duas estruturas trabalham sob os auspícios da GLLP/GLRP, no mesmo rito e ambas procurando que o seu trabalho resulte na Glória do Grande Arquitecto do Universo.

O blogue, no espaço dedicado aos atalhos, sob a designação de Lodge Affonso Domingues, disponibiliza um atalho para o A Partir Pedra. Bom, em bom rigor, no momento em que escrevo, o atalho aponta para o arquivo de Março de 2007 do A Partir Pedra, mas certamente que oportunamente será corrigido o endereço, de forma a apontar para a página de entrada do nosso blogue...

Os textos publicados são interessantes e informativos. Vale a pena passar a diariamente consultar este blogue, que, a partir de agora, vai passar a constar da nossa lista de atalhos.

Rui Bandeira

1 comentário:

Luz do Oriente disse...

Meu Irmão
Vi só agora, por acaso, a referência que fazes à Luz do Oriente, que naturalmente agradeço em nome dos obreiros da Luz do Oriente. É bem o que aí retratas. Trabalhamos para GDGADU aos sábados em Macau, antiga terra portuguesa durante 440 anos e hoje terra chinesa. Como o nome indica somos o ponto de ligação do fecho da luz a caminho do Ocidente. O século XX é o século da globalização que transformou as referências do estado-nação com base nas quais a nossa Soberana Ordem trabalha e foi originada. O inglês é a língua franca mundial e o verbo de comunicação no mundo moderno. Por isso a nossa informação não poderia deixar de se expressar nessa língua que é, aliás, a lingua de comunhão dos II:. deste Triângulo. Trata-se do único site de uma Loja/Triângulo de raiz portuguesa em inglês. Por aí passa o universalismo do que fazemos e nossa "corda do amor" ritual. Estamos à tua disposição e do mundo lusófono, desigandamente o maçonico. Teu, fraternalmente.
AMG,Mestre Instalador