08 novembro 2007

A Loja Invisível


Já aqui no blogue escrevi um texto, A quarta coluna, sobre uma coluna invisível.

Hoje, vou esmerar-me e vou dar conta de uma Loja Invisível.

Não é que a tenha visto... Nem poderia...

Mas consegui ver o seu sítio na Rede.

Trata-se de uma Loja reservada a Mestres Maçons que... sejam mágicos! Bom... Mágicos é exagero. Será talvez melhor escrever ilusionistas. Mas não só... Também podem integrar-se nesta Loja - americana, obviamente! - palhaços! Isso mesmo: quem quiser ser membro desta Loja tem de preencher dois requisitos. Um é ser Mestre Maçon. O outro é ser membro de uma organização reconhecida de mágicos ou palhaços. Isto não é palhaçada nenhuma! Mas atenção que este último requisito pode ser preenchido "cum granum salis": Mestre maçon que pretenda integrar a Loja Invisível, mesmo que não seja membro de uma organização reconhecida de mágicos ou palhaços, pode ser admitido desde que prove a sua qualidade de mágico ou palhaço ou ainda desde que seja confirmado o seu interesse nas artes performativas por um um outro membro da Loja. Ou seja, afinal, sempre há um saudável resquício de alguma palhaçada nos requisitos de admissão. Suspeito que há aqui mãozinha do jeitinho português... palhaçadas à parte!

Agora a sério. Ou tão a sério quanto possível... É objectivo da Loja "promover a Associação Honorária dos Maçons Mágicos no Trabalho sob a Jurisdição do Mundo do Conhecido e do Desconhecido" - o que quer que isto queira dizer!

Mais terra a terra, destina-se esta Loja Invisível a propiciar contacto durável entre elementos com interesses semelhantes, propiciando um espaço de encontro na Fraternidade da Maçonaria e no espírito das artes performativas.

A Loja tem um encontro anual - e eu bem gostaria de ser mosca... ou mágico... ou palhaço... para poder assistir a um...

O sítio tem um espaço reservado para os membros da Loja, um espaço destinado à comercialização de artigos maçónicos e de ilusionismo, um espaço relativo a realizações já efectuadas, um outro de atalhos maçónicos e ainda um outro de informações, este ainda em construção.

Não deixa de ser curioso...

(Nota: Este é o 500.º texto publicado no A Partir Pedra. Achei que se justificava um texto ligeirinho, em jeito de comemoração...)

(ÚLTIMA HORA - Como o José Ruah explica no texto seguinte, afinal este apenas seria o 500.º texto se contássemos com um rascunho que ficou esquecido, por apagar. Como o rascunho, por natureza, não foi publicado, este afinal é o 499.º texto publicado. O seu a seu dono - que o Nico pode estar amuado com o dele, mas continua a conhecer o dono e é um pastor alemão classe armário, com uma dentadura estilo tubarão... Mas fica na mesma a nota anterior; sempre ilustra como se faz um bom truque de ilusionismo: esconde-se qualquer coisa que ilude a assistência e esta acredita - ou finge acreditar... - no que não é. Pelo menos até aparecer um qualquer José Ruah a mostrar como foi feito o truque... E ainda dizem que os maçons são discretos e sabem guardar segredos...!)

Rui Bandeira

3 comentários:

Paulo M. disse...

Ena! 500 textos?! Já?! Muitos parabéns!!!
Que continuem por mais 500.000, e que nós possamos comentá-los!

Um grande abraço,
Simple Aureole

Nuno Raimundo disse...

BoAS...

Quero felicitar os bloggers pela escrita dos 500 textos publicados.
Ainda não consegui ler todos, mas os que li, mostram que os valores "publicitados" pela Arte Real são verdadeiros, pois ao ver que ao longo destes 10 meses que frequento este espaço, muito aprendi e espero aprender mais.
Quase me permito em afirmar que este espaço parece um "curso intensivo" de Maçonaria. :)
Por mim só tenho a agradecer a abertura e paciência que os meus Amigos vão tendo em responder ás dúvidas e questões que vão sendo feitas por aqui...

PARABÉNS!!!

abr...prof...

Rui Bandeira disse...

Como se esclarece no aditamento ao texto de ÚLTIMA HORA, façam o favor de considerar os dois comentários anteriores transferidos para o texto seguinte.
Este texto afinal só tem direito a comentários sobre truques e palhaçadas...