15 novembro 2007

Binyan Habayis

O formato blogue apareceu originariamente como um diário publicado no espaço virtual constituído por todos os computadores do Mundo que se ligam em Rede. Claro que não demorou muito para que esse conceito originário fosse desenvolvido, objecto de variações e utilizado para diferentes abordagens de diversificados assuntos.

Não demorou também muito para que surgissem os blogues de temática maçónica e para se verificar a existência de diferentes abordagens dentro dela.

Uma dessas abordagens, particularmente visível nos Estados Unidos da América, onde a Maçonaria está mais abertamente inserida na Sociedade como uma das instituições conformadoras da vida social da comunidade, é a do blogue acerca do percurso do seu autor na sua aproximação à Maçonaria, da sua entrada nela e das vicissitudes da sua vida maçónica. É, em suma, o "diário" na Rede do maçon seu autor, em curioso regresso à origem do formato, agora sectorialmente direccionado. Nos Estados Unidos existem vários blogues onde são relatados os pensamentos, sensações, sentimentos, análises, especulações e conclusões do seu autor, enquanto candidato a ser admitido na Maçonaria e, depois, sucessivamente, partilhando com os seus leitores a sua Iniciação, a sua ascensão até chegar a Mestre, a assunção de ofícios em Loja, a actividade da Loja e do autor do blogue e por aí fora. Muitas vezes vamos verificando sentimentos e percepções e dúvidas e certezas semelhantes tidas por diferentes autores, em diferentes lugares, a propósito das mesmas fases do percurso maçónico de cada um.

São blogues com algum interesse, quer por permitirem verificar a evolução do seu autor ao longo da sua vida, primeiro de candidato, depois, de maçon, quer porque nos sensibilizam para as dúvidas, buscas, perplexidades, de quem está na fase inicial do seu percurso maçónico, sendo particularmente grato verificar como os maçons mais antigos se disponibilizam para, através de intervenções nas caixas de comentários, ajudar a resolver essas dúvidas, buscas, perplexidades.

Dentro deste género de blogues, Binyan Habayis é particularmente interessante. É um blogue escrito por um judeu americano que, num dos textos, informa ser originário de uma família tradicional, mas não ortodoxa, em termos da sua religião. Um dos pontos de interesse deste blogue para nós, vivendo em cultura latina e em zona de implantação religiosa maioritariamente católica, é a forma como, natural mas profundamente, o seu autor reflecte sobre a compatibilidade e compatibilização dos princípios da sua religião e da Maçonaria, do cumprimento dos preceitos religiosos e maçónicos, das suas obrigações religiosas e dos labores de maçon. É, para mim, particularmente interessante, porque, na cultura em que nós, portugueses e brasileiros, estamos inseridos, é bem mais comum depararmos com dúvidas oriundas da hierarquia religiosa católica ou de crentes católicos sobre a compatibilidade da Maçonaria e da crença religiosa católica. É interessante porque nos permite apreender que a dialéctica entre Maçonaria e religião institucionalizada não ocorre apenas em relação à religião católica, mas também em relação a outras crenças - no caso, a religião judaica. É finalmente reconfortante confirmar que essa dialéctica existe, porque é sinal de que a Maçonaria cumpre bem a sua função de ser um espaço comum de crentes de todas as religiões, sem estar enfeudada a nenhuma.

O autor do blogue usa o pseudónimo de Isaac Davidson, mas já referiu, num dos textos, que esse pseudónimo de alguma forma espelha a sua identidade, já que o seu "nome hebreu" é Yitzchak (Isaac em hebreu) e que o nome de seu pai é David, daí que ele seja filho ("son" em inglês) de David, ou seja, Davidson. A propósito, informa também que o seu "nome em inglês" é Joshua. E porque informa Isaac Davidson / Yitzchak / Joshua tudo isto? Porque estava a considerar qual devia ser o seu "nome maçónico", isto é, qual o nome por que gostaria que os seus Irmãos o tratassem. Não é despicienda esta dúvida, já que é manifesto que, para ele, o nome enquanto elemento conformador da sua identidade é importante e, assim sendo, a escolha entre o seu nome "hebreu" ou "em inglês" é, para si, muito significativa, em termos de qual das suas facetas, de cidadão ou de homem religioso, deseja que seja dominante na sua relação com a Maçonaria e os seus Irmãos maçons. Acabou por decidir que, na Fraternidade, desejará ser conhecido por Yitzchak ou, para aqueles que tenham dificuldade em pronunciar correctamente o nome, pelo diminutivo de Yitz.

O blogue é relativamente recente ( o primeiro texto data de 6 de Junho deste ano de 2007) e é actualizado com frequência (39 textos em 5 meses, uma média próxima de oito textos por mês, ou dois por semana). Começou com o seu autor ainda apenas candidato a ser admitido maçon. presentemente, já foi iniciado. Certamente teremos oportunidade de acompanhar a sua subida a Companheiro, a sua elevação a Mestre e, enfim, o seu percurso maçónico, que se deseja longo e gratificante. É um blogue muito bem escrito (em inglês, obviamente) por alguém que manifestamente é uma pessoa escrupulosa e ponderada. Ler este blogue é uma boa maneira de, por alguma forma, entendermos o percurso de um maçon americano na Maçonaria.

Quem visitar este blogue não deixe de ler também os comentários que são deixados aos vários textos. Para além do mais, poderá, de vez em quando, ver comentários de um tal José Ruah, aliás num inglês que não envergonha ninguém...

Rui Bandeira

4 comentários:

Radcliffe disse...

Alo irmao, eu gostaria de postar sue blog no meu blog, chamado Metaphysical Freemason, por favor me informa se e uma problema. meu Portugese e um pouco limitado,

Rui Bandeira disse...

@ radcliff:

Brother,
No problem. Go for it.
Your Portuguese is good enough to understand you.
I'll search for your blog and look into it.

Yitzchak Jakobi disse...

I'm flattered to have someone post a review of my blog. Would it be possible to get a translation?

Jose Ruah disse...

@Isaac

I'm translating the text. Will send it by mail.
Hope that I manage to produce a good translation.