10 setembro 2007

Textos, comentários e etc.


Uma das coisas mais atractivas de um blogue é a inter-acção entre os autores dos textos e os leitores destes. Num blogue, a caixa de comentários é uma das suas mais importantes zonas, quer para os autores dos textos, quer para os leitores do blogue. Felizmente, aqui no A Partir Pedra vamos tendo leitores atentos que produzem comentários judiciosos, que não só contribuem para melhor perspectivar os textos como, muitas vezes, abrem caminho aos autores de textos para novos textos.

Tenho sempre o cuidado de ler atentamente todos e cada um dos comentários. A alguns não julgo necessário responder, assumindo que quem fez o comentário não espera resposta, tendo apenas querido deixar registada uma apreciação ou uma achega; a outros, respondo o que entendo adequado responder, acrescentar ou elucidar; mas há alguns comentários, os que mais me entusiasmam, que são aqueles que, lidos, me dão uma sensação de desperdício se ficarem confinados à caixa dos ditos - a esses transcrevo-os e , sendo caso disso, respondo-lhes em novo texto.

A título de exemplo, recordo aqui o comentário que, a propósito deste texto (que me deu muito gozo escrever...) constituiu a deliciosa resposta que a PatBR deu ao dito texto e que deu origem a mais este texto (também escrito com muito boa disposição). Este último texto mereceu ainda um outro fino comentário da PatBR, que deixei sem resposta, não porque o não tivesse apreciado, mas apenas porque, se algo aprendi nas minhas mais de cinco décadas de vida, foi a indispensabilidade de saber deixar a última palavra às senhoras... sob pena de sofrer as consequências, se assim se não fizer...

A que título vem isto? Porque trago à colação estes textos? Por quatro razões, cuja exposição garantidamente (este advérbio é assumidamente plagiado do seu utilizador habitual, o JPSetúbal) demonstra que são expostas por ordem absolutamente arbitrária e, de forma alguma, por ordem da respectiva importância (cada um que faça essa ordenação segundo este critério, se para aí estiver virado):

a. Porque é um pretexto para resgatar do bolor do arquivo do blogue textos que a minha proverbial imodéstia me faz pensar que é uma pena se não forem apercebidos pelos leitores mais recentes do blogue. Com efeito, um dos problemas de um blogue é que, soterrados nas catacumbas do seu arquivo, se encontram textos de que os leitores que passaram a conhecer o blogue já depois da sua publicação só raramente se dão conta. E uma das formas de minimizar o problema é, de vez em quando (sem exageros: de longe em longe...), utilizar um qualquer pretexto para chamar a atenção para eles.

b. Porque, tendo sido confrontado com o relato das noites de insónia que o José Ruah sofreu, preocupado como iria ele conseguir aguentar o blogue em Agosto, com os demais autores dos textos de férias (problema que, aliás, superiormente resolveu com o seu Desafio), quero desde já poupá-lo à torturante perspectiva de repetição de tais horrores para a próxima vez que ele ficar com o blogue nos braços, com este conselho: o período de férias é um óptimo período para republicar (com um pequeno comentário introdutório, não se deve ceder ao pecado da preguiça...) textos antigos, facilitando a sua descoberta pelos novos leitores e o seu rememorar pelos antigos.

c. Porque é altura de lembrar à PatBR que ela está MUITO EM FALTA com o exercício da função de comentadora oficial do blogue - PatBR: aproveita para nos iluminares com um dos teus acutilantes comentários já a este texto; pelo menos sempre disfarçará os comentários que temo vou receber com as minhas provocações ao JPSetúbal e ao José Ruah...; e, de passagem, lembra o teu mais-que-tudo que, agora que ele já está aliviado do encargo de dirigir a Loja, que tão zelosamente assegurou nos últimos doze meses, tem uma massa de leitores expectantes dos textos que espero que ele volte aqui a publicar (sugiro-te que providencies que ele escreva para aí um por semana - afinal de contas é uma coisa QUE ELE PODE FAZER EM CASA - TOPAS????).

d. Por fim (e claro que não é a menos importante das razões), porque hoje estive todo o dia ausente em serviço no Algarve e não pude escrever nada de jeito... E aviso já que, porque amanhã tenho o dia todo dedicado a uma agradável deslocação em serviço a Bragança, que previsivelmente me ocupará todo o tempo entre as sete da manhã e até quando sabem Deus e o juiz de Bragança, tenciono usar o mesmo expediente logo a seguir à meia noite e assim "desenrascar" o texto de amanhã - mas manda a verdade que diga que com mais fundamento, pois vou merecidamente "puxar" para o corpo principal do blogue três interessantes comentários feitos a três textos por um nosso leitor e Irmão, a que não respondi precisamente porque tencionava integrá-los num texto; e, de caminho, aproveito para chamar a atenção para mais quatro textos de que também gosto muito e espero que os nossos leitores também gostem (não vale a pena ir agora à procura: daqui a pouco já está o texto feito e publicado...).

Rui Bandeira

1 comentário:

Unknown disse...

Hi Hi Hi

Que bronca!...

Mas muito engraçado.

Apolo