10 agosto 2007

Desafio - Resposta sobre a subtileza

O nosso Leitor Escriba disse...

Meu caro José, antes de mais quero agradecer a atenção que dispensaste a esta minha questão. No que concerne á segunda, a da subtileza, tem que ver com uma reportagem que deu na Sic Noticias, onde aparecia o Grão Mestre do GOL e um ex-Grão Mestre da GLRP, onde explicaram as diferenças entre as obediências. Essa explicação remeteu para uma pesquisa onde encontrei a tal enfase das obediências em motes diferentes, o GOL na Liberdade, Igualdade e Fraternidade e a GLRP na Sabedoria Força e Beleza. Isto terá que ver com a GLRP ser mais conservadora, não sei se será o termo, pois o GOL existe há muito mais tempo. De não ter percebido bem a nuance dos motes é que decorreu esta minha iniciativa de aqui colocar a questão. No GOL iniciam-se ateus e agnósticos, nas palavras do seu Grão Mestre, na GLRP não. Não sei se me fiz entender bem, mas foi o que se arranjou.


Começaria por recomendar a leitura de textos publicados aqui no blog e que poderá encontrar procurando nos "labels" Antigos Deveres , Landmarks .

Mas na verdade a nuance tem a ver com a Regularidade sendo que de facto a Grande Loja, ao ser mais retritiva na admissão, no sentido de apenas admitir quem acredite num Ser Supremo, e ser também mais restritiva no que concerna à discussão de temas politicos e religiosos em Sessão de Loja, está mais virada para os valores tradicionais que para os valores emergentes da Revoluçao Francesa.

Não que estes nao sejam praticados, apenas que ritualisticamente e no posicionamento A Sabedoria, Força e Beleza sejam mais o mote.


Jose Ruah

3 comentários:

Unknown disse...

Caro José, grato pela tua ajuda nesta minha questão, despeço-me com um até breve, que tambem vou "a banhos". Só uma pergunta final, se for possivel responder. Porque é que não falou o Grão Mestre actual e falou um Ex-Grão Mestre da Grande Loja Regular de Portugal? Com toda a certeza que o Sr. Nandim de Carvalho tem toda a legitimidade para o fazer e é figura quase sempre presente nos media quando o assunto é Maçonaria, mas a função do Grão Mestre não é tambem ser "a cara" da obediência para o exterior da Ordem?

Abraço e até breve.

Jose Ruah disse...

sei quais foram os criterios editoriais da peça jornalistica. pelo que nao sei responder

Jose Ruah disse...

Em complemento ao comentario anterior.

O que quero dizer é que
Não conheço os criterios editoriais da peça.

Nem tao pouco conheço as 2demarches"feitas pelos jornalistas para entrevistarem este ou aquele proagonista.