13 agosto 2007

Desafio - falar ou nao falar

Depois e um fim de semana em que nao escrevi, à semelhança do anterior, aqui volto para responder aquela que penso ser a unica questão pendente neste momento.

O nosso leitor Simple disse...

Caro José:

(...)
Já agora, ouvi dizer que, em algumas Lojas, os Aprendizes passam o primeiro ano em silêncio (durante os trabalhos), e só após este período lhes é dada palavra. Mais, que quem fala tem que adoptar uma posição fisicamente incómoda de forma a não se alongar demasiado no discurso. É verdade? Quer contar-nos mais sobre isto?Um abraço,Simple Aureole


Temos aqui duas questões:

Quem pode usar da palavra ?

Quando pode, como pode, e quanto tempo pode?


Apenas os obreiros com o grau de Mestre podem fazer uso da palavra. Isto quer dizer que um obreiro nao usara da palavra durante o tempo que passar na condiçao de Não Mestre e isso pode ser 1 dia, 1 semana, 1 mês, 1 Ano, 1 decada ou 1 Seculo.


Quanto à segunda pergunta.

A minha ja longa experiencia destas andanças permite-me dizer que a unica maneira de controlar os tempos de intervençao falada individual ( exceptuando a dictatorial) é o auto controlo.

As posiçoes desconfortaveis são mitos. Embora para falar seja necessario esperar pelo momento em que a palavra pode ser concedida, e solicitar essa mesma palavra, usando-a de pé e com respeito e educaçao.

Jose Ruah

5 comentários:

Nuno Raimundo disse...

bOas...

Caro José, não querendo eu desvendar nenhum "segredo maçonico" neste caso em particular, penso que posso contribuir para resposta do leitor SIMPLE...

Em virtude de ser profano e não estar "obrigado" em não desvendar nada que não se saiba ( pois a net é fruto de ajudas suplementares), neste caso em relação á posição corproral tomada no uso da palavra, é a mesma "de pe e á ordem", sendo que a "ordem " se entende pelo sinal do grau e respectiva posição. Correcto?!

E a mesma é tendencialmente incómoda, para que não existam delongas no uso da palavra.

Se errei no que afirmo, peço o favor ao meu Amigo José, a respectiva correção.


abr...prof...

Jose Ruah disse...

Sim e nao.

Nem sempre a posiçao é a mesma pois de acordo com o grau em que aloja esta reunida ela muda.

Por outro lado os oficiais da Loja podem quase na sua generalidade falar sentados. Ora ao falar sentado a nocao que se pretende fazer passar que "há uma posicao incomoda para falar" cai por base.


Alem do mais, Mestres mais experientes solicitam muitas vezes dispensa de falar em posiçao especifica, para o poderem fazer como melhor lhes aprouver.

POr isso nao associo esse eventual desconforto a intervenções mais curtas, mas sim o autodominio e a capacidade de dizer muito em pouco tempo.

Isto é também uma aprendizagem que se faz.

Paulo M. disse...

Vivam!

@profano

Obrigado pela ajuda. De facto, foi essa a expressão que encontrei (falar "à ordem") numa página da net, sendo tal descrito de forma similar a "com o cotovelo sob o queixo". Tal posição é anatomicamente insustentável a não ser por brevíssimos períodos de tempo - ou, eventualmente, através de longo treino...

@José

Depreendo, assim, que apenas os graus mais baixos estarão sujeitos a essa obrigação (de falar "à ordem") o que se traduz numa cada vez maior liberdade de falar à medida que se progride. Imagino que, se todos pudessem fazer uso irrestrito da palavra, o período dispendido seria demasiado alargado, sendo esta, por isso, uma regra essencialmente prática. Terá sido, assim, aproveitada - como tantas outras coisas - no sentido de proporcionar mais uma faceta de melhoramento.

Ou estou a pensar mal?

Jose Ruah disse...

@ simple

Está a pensar mal. E a Depreender errado.

Nas varias respostas que fui dando sobre os varios temas, expliquei sobre graus e sobre o uso da palavra.

Relendo tudo o que escrevi podera perceber que, so um grau pode usar da palavra, mas que as lojas podem reunir-se em varios graus.

Paulo M. disse...

@José:

Acho que acabei por perceber. Estar de fora a tentar compreender o que se não vê nem vivencia exige um esforço adicional de abstracção que nem sempre é possível - ou feliz nos resultados.

Além de que isto das férias - especialmente de manhã e ainda sem cafeína - tolda-me o entendimento. Obrigado pela correcção - e pela paciência.

Um abraço,

Simple Aureole