06 agosto 2007

Desafio - Ainda mais respostas

O nosso leitor Escriba ( nao me tinha esquecido de si caro amigo) deixou a seguinte pergunta


Meu caro José,
Correndo o risco de a minha questão partir de uma premissa completamente errada, vou deixar aqui a mesma. Tenho a ideia de que a Maçonaria não continental ( e por continental quero dizer dos paises do continente europeu), dos EUA, do Reino Unido ou da América do Sul, por exemplo, tem uma vertente filantrópica ou de benemerência muito forte, sendo até a sua expressão maior e o seu propósito, aos olhos do mundo.
Já na da Europa continental, existe muito mais outro tipo de preocupação muito mais, digamos, iniciática, no sentido de caminho a percorrer, muito trabalho filosófico, trabalho Maçónico, uma preocupação com outro tipo de intervenção mais ao nivel do crescimento espiritual do individuo. Porquê, a existir, esta diferença?
A outra questão prende-se com uma subtil, ou não, diferença que encontro entre obediências, umas muito mais da Força, Sabedoria e Beleza e outras mais da Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Serão visões antagónicas, complementam-se, serão formas diferentes de viver a Maçonaria ou será isto tudo apenas do calor que me está a provocar alucinações?

Abraços a todos



Caro

Em primeiro lugar a desculpa de nao ter respondido logo, mas na Sexta o JpSetubal escreveu, no fim de semana descansei, e o objectivo é tentar por um Post por dia, por isso só hoje respondo.

Em segundo o agradecimento pelos abraços, e a garantia que o calor podendo causar alucinações, nao tem nada a ver com as perguntas e duvidas.

Sobre os temas que pergunta transmito a minha opinião.

Concordo com a noção de que a Maçonaria do Novo Mundo dá mais enfase, pelo menos na demosntraçao publica, aos assuntos relativos à beneficiencia e à acçao social que a Maçonaria COntinental.

Existe também uma preocupaçao inciatica, tanto quanto pude perceber das pesquisas que fiz, no Novo Mundo.

Mas se virmos bem, a Maçonaria Continental também tem um sem numero de acçoes sociais e de benemerencia. Apenas não as publicita tanto.

Por outro lado há que separar uma outra coisa. Os Ritos seguidos. E com este terceiro elemento aumentamos a confusão.

Os ritos Anglo sáxonicos ( York e Emulaçao) são "pobres" em caracteristicas iniciaticas nos 3 primeiros graus, remetendo para os graus filosoficos esta vertente , nomeadamente para o Arco Real e para o Scotish Rite.

Os ritos Europeus ( Escoces Antigo e Aceite, Escoces Rectificado e Franceses) são muito mais ricos esotericamente nos 3 primeiros graus.

Quando procuramos ler sobre Maçonaria, caímos quase sempre sobre Sites de Grande Loja ou Grande Oriente, pelo que as nossas pesquisas acabam por ficar um pouco enviesadas.

Creio que, com maior enfase publico nuns assuntos ou noutros, com caminho esoterico maior ou menor ou pelo menos em fases de evoluçao diferentes, Tanto a Maçonaria COntinental quanto a Nao Continental estão emepnhadas nas duas vertentes com igual vigor. A diferença como disse está no enfase externo.


Quanto à subtil diferença. não consigo perceber a sua pergunta pelo que se me puder dar melhor explicaçao sobre o que pretende agradeço.


José Ruah

1 comentário:

Unknown disse...

Meu caro José, antes de mais quero agradecer a atenção que dispensaste a esta minha questão. No que concerne á segunda, a da subtileza, tem que ver com uma reportagem que deu na Sic Noticias, onde aparecia o Grão Mestre do GOL e um ex-Grão Mestre da GLRP, onde explicaram as diferenças entre as obediências. Essa explicação remeteu para uma pesquisa onde encontrei a tal enfase das obediências em motes diferentes, o GOL na Liberdade, Igualdade e Fraternidade e a GLRP na Sabedoria Força e Beleza. Isto terá que ver com a GLRP ser mais conservadora, não sei se será o termo, pois o GOL existe há muito mais tempo. De não ter percebido bem a nuance dos motes é que decorreu esta minha iniciativa de aqui colocar a questão. No GOL iniciam-se ateus e agnósticos, nas palavras do seu Grão Mestre, na GLRP não. Não sei se me fiz entender bem, mas foi o que se arranjou.

Abraços a todos e bem hajam.