25 julho 2007

Garibaldi: selos comemorativos com logotipo maçónico

Os Correios do Brasil e do Uruguai lançaram no passado dia 4 de Julho dois selos assinalando o bicentenário do nascimento de Giuseppe Garibaldi, conhecido maçon do século XIX que lutou pela unificação da Itália e, no Brasil, apoiou a Revolução Farroupilha. Garibaldi nasceu no dia 4 de julho de 1807 em Nizza (hoje conhecida como Nice).

Criação de Márcia Mattos, o selo brasileiro retrata, em primeiro plano, Giuseppe Garibaldi a cavalo, levando a bandeira dos revolucionários gaúchos, simbolizando a importância de seu papel na Revolução Farroupilha.

Em segundo plano,vê-se o barco Seival, com o qual, após atravessar os pampas gaúchos, obteve vitória na conquista de Laguna, no Estado de Santa Catarina, ocasião em que foi proclamada a República Juliana. Ao fundo, uma vista da cidade de Porto Alegre, na época. No canto superior direito, o logotipo da Maçonaria, de que era obreiro. Para acriaçãodo selo, foram utilizadas as técnicas de lápis, aguarela e computação gráfica.

O selo uruguaio apresenta o rosto de Giuseppe Garibaldi nas cores verde e branca e uma linha vermelha, simbolizando as cores da bandeira da República Italiana, em homenagem à Itália, pela qual Garibaldi combateu.

À esquerda, uma fragata do século XIX, em que tremula a bandeira do Uruguai, lembrando a actuação de Garibaldi como Comandante da Frota na defesa do Governo daquele país. A concepção é de Menck Freire.

Mais informações e contactos para aquisiçãp aqui e ali.

Rui Bandeira

Sem comentários: