10 julho 2007

Organista, Mestre da Musica ou da Coluna da Harmonia


Tenho vindo nas últimas sessões da minha Loja a desempenhar um cargo que me tem dado um prazer muito grande. O de Organista ou Mestre da Coluna da Harmonia.

A Musica numa sessão de loja é de grande importância, pois completa o ritual dando-lhe um sustentáculo que permite elevar a espiritualidade e a disposição dos presentes e consequentemente da sessão em si.

Engana-se o leitor se pensar que por música numa sessão de Loja é chegar ali e debitar umas músicas, de preferência do Mozart e se forem muito conhecidas melhor.

A Loja Mestre Affonso Domingues sempre primou por ter Organistas de qualidade, e não falo de mim que ainda não me considero Organista nem terei a qualidade dos titulares, e consequentemente sempre teve música de grande nível nas suas sessões. Bastará para tal dizer que foram sempre músicos e melómanos os Organistas, foram e são porque o actual titular do Cargo (já o é desde 1996) é musico tendo na sua juventude gravado Discos e tocado em grandes salas por esse mundo fora.

O nosso Irmão Organista, tem ao longo destes anos vindo a criar para cada sessão um CD com a sequência de músicas com que nos enche a sala e nos delícia. Um Acervo fantástico o que tem vindo a ser produzido, por ele, com o fim único de embelezar e transmitir solenidade às sessões de Loja.

Ora por motivos pessoais e familiares, que queremos ver resolvidos tão brevemente quanto possível, a sua assiduidade tem sido prejudicada este ano, e por isso tenho assegurado a sua substituição.

A primeira vez foi um pouco de improviso, e como fui avisado 30 minutos antes e já ia a caminho usei os CDs que tinha no carro e com um pouco de Mozart aqui, Respighi ali, mais Mozart por acolá, lá me safei.

O bichinho ficou e dei comigo a preparar no meu computador portátil uma playlist com músicas para sessão de Loja. Este exercício, era essencialmente isso um exercício, não tinha na altura nenhum fim específico pois não sabia quando teria que fazer nova substituição. Era por assim dizer um trabalho para meu divertimento pessoal.

Continuei normalmente a aumentar o directório do meu portátil com música, não porque a quisesse por em Loja, mas porque gosto de trabalhar com música. Todavia cada vez que uma peça, um andamento, uma faixa me parecia adequada marcava-a inserindo na lista de música para sessão.

E um dia lá tive que ir fazer uma substituição. Saí de casa com o portátil, um par de colunas de computador, e uma extensão eléctrica. A coisa correu bem e a partir dai passei a assegurar a música sempre que necessário.

Decidi também que sempre que possível fugiria dos autores tradicionais (Mozart, Beethoven, Bach, etc.) e utilizaria outros tipos de musica. Nesta senda já usei músicas interpretadas em ritmo reggae, de grupos como os Queen, Norah Jones, Evanescence, ou ainda música de guitarra portuguesa composta e interpretada por esse Génio que foi Carlos Paredes.

Tenho também aproveitado para testar algumas músicas da minha cultura Judaica, sempre instrumentais e em interpretações para violino, ou de conjuntos de musica Klezmer (Musica Judaica da Europa Central).

Rapidamente percebi que cada sessão é muito diferente da anterior e que, as musicas que resultaram em cheio numa podem não servir para a seguinte. E Aqui surge a necessidade absoluta de improvisar, de escolher uma alternativa que não foi pensada e que tem que substituir o alinhamento pensado com base na ordem de trabalhos previamente distribuída.

Há que conseguir gerir os imprevistos, como sejam um visitante que chega e que se anuncia já com os trabalhos a decorrer. Ou uma decisão de modificação de sequencia dos trabalhos, ou uma alteração de ultima hora ou mesmo como há uns dias atrás a tentativa de reforçar uma alocução (não conhecida) de um Irmão com uma musica apropriada.

A música no meu ponto de vista deve preencher todos os vazios. Deve ser adaptada a cada momento, Grandiosa na abertura dos trabalhos, Alegre no fecho, motivante quando se procede à recolha de fundos para beneficência, espiritual na Cadeia de União, e por aí a fora.

Pode parecer uma sobrevalorização, mas não é. O Mestre da Coluna da Harmonia tem uma importância enorme na qualidade dos trabalhos. Não pode imaginar o leitor (excepto Irmãos que me leiam) a diferença entre um bom acompanhamento musical (não na qualidade das peças musicais usadas mas na cobertura da sessão) e um mau acompanhamento, já para não falar que uma sessão sem música é uma “sessão coxa”.

Já desempenhei muitos cargos em Loja, já fui Venerável (e sobre isso falarei um dia), e sempre os desempenhei com zelo, correcção e gozo pessoal, mas nenhum me deu tanto prazer como o de organista, ainda que só o seja em substituição.

Espero que um dia possa vir a ser o Organista Titular da Loja Mestre Affonso Domingues, e mesmo esperando que esse dia seja só daqui a muitos anos porque o actual Organista é excepcional, sei que nessa altura vou avançar mais um degrau.

José Ruah
P.S. Louis Armstrong foi Maçon e Musico ( evidentemente)

11 comentários:

Joel disse...

Caro I.'.J Ruah
Partilho contigo o cargo M.'. Coluna da Harmonia, na R.'.L.'. Luis de Camões ao Vale de Leiria.
Respondo neste post porque também estou a introduzir as musicas diferente do que eram chavão, tendo alguns cuidados com os ideias dos autores e não tocar musica que tenha participação vocal, na C.'.União.
Tenho usado autores Judaicos, Ortodoxos, Medievais, Sefarditas, Musicas de Filmes, etc e tem corrido geralmente bem.
O impacto de levar o PC para a L.'. foi um pouco complicado, em especial para os antigos II.'. que tinham passado pela coluna. Por outro lado, outro têm-se manifestado agradados com o meu trabalho.
Continuarei na mesma trilha...
TAF

Unknown disse...

Caro Ir.

Gostaria de lhe dar os parabéns pelo blog. Pretendo apresentar para a minha L. uma P.A sobre como surgiu a coluna da harmonia nos rituais, como eram realizados em tempos antigos e a importância da mesma na harmonia dos trabalhos. Agradeço se tiver alguma indicação, peça e literatura que eu possa pesquisar.

Tfa

Rafael

Jose Ruah disse...

@Rafael

Muito obrigado pelo comentário.

Vou aproveitar a sua pergunta para fazer um novo post brevemente.

Marcelo disse...

Caro Irmão Jose Ruah,
Parabens pelo seu texto "Organista, Mestre da Musica ou da Coluna da Harmonia"
Como estou também querendo ser " Mestre da Coluna da Harmonia" na próxima administração de nossa Loja, apreciaria muito se o Irmão pudesse me enviar uma lista com as músicas que julga apropriadas para as sessões de nossas Lojas.
Um TFA
Gandelman

Jose Ruah disse...

@marcelo

Quando escrevi este post nao pensava que cerca de um ano depois seria mesmo o Organita titular da minha loja

Pois aconteceu qeu por motivo de saude o Irmao que ocupava o cargo deixou de poder ser.

Nao existem receitas magicas para uma sessão.

É preciso olhar para a prdem de trabalhos, decompo-la nos seus momentos uma vez que a Abertura tem varios e distintos momentos po r exemplo, e a partir daí usar sensibilidade.

~´E importante conhecer o "sentir" da Loja, o que é valido para uma nao ~´e necessáriamente válido para outra.

É importante que o conjunto de musicas escolhidas sejam harmoniosas entre si.

Pode eventualmente usar só MPB óu só Jazz ou só musica classica, mas uma mistura de todos os estilos pode resultar em confusão.

Visite o site da minha loja www.rlmad.net e em RLMAD Pranchas pode encontrar um exemplo de alinhamento musical para uma sessão do REAA com iniciação.

Marcelo disse...

Obrigado Irmão Jose Ruah

Unknown disse...

Olá irmão. Estou assumindo este mês a coluna da harmonia em minha loja, e estou um tanto quanto apreensivo,pois acho um cargo de grande importância no andamento dos trabalhos. Já assumi este cargo algumas vezes, em substituição ao titular, mas agora serei o titular. Os "Mozarts" e afins eu já disponho, e gostaria de seu conselho para futuras "inovações" !! Meu e-mail é clebercapella@globo.com.
Se puder me ajudar...
T.'.F.'.A.'.
Cléber Capella.

Machado Filho Consulting disse...

Saudações triplices IIr.'.
Inicio hoje - 06/04/2010 a C.'. da Harmonia em minha L.'.. Estou tranquilo, mas preocupado com os IIr.'. mais velhos. Mesmo assim preparado com 4 jogos diferentes de melodias. Isso porque quero renovar espiritualmente cada trabalho do mês. Pesquisei muito sobre esta coluna e suas melodias e fiquei um tanto quanto bem servido de musicas. Vou apresentar de Beethoven a Yanni, passando por épicos como peças das trilhas de Alexander O Grande; Gladiador; Minha Amada Imortal; Luzes da Ribalta; Cruzadas, entre outros. Mozart, Gonzagão, Alberto Magalhães, Hans Zimmer, Secret Garden e Enio Moricine também estão presentes. Vale, ao concluir, citar ainda Vangelis, Ravel, Johann Bach, Thaikovisky e badaladas orignais do Big Ben. Com isso acho que os IIr.'. mais velhos vão mudar a concepção de harmonia em L.'.. Aos IIr.'. que buscam melodias para suas colunas, vamos interagir. Isto é saudável e um tanto quanto fortalecedor para nossa Ordem. Sou seguidor deste blog e poderão postar seus e-mails para a sugerida interação. TFA a todos... Machado Filho

Unknown disse...

Ir.´. José, seu post nesse blog foi de enorme importância, eis que estou assumindo o cargo de Organista em minha Lj.´., no Or.´. de São Paulo, Brasil.
Gostaria de poder comunicar-me com o Ir.´. a fim de poder aprender um pouco mais com sua experiência.
Assim, se puder, fico grato se puder enviar-me um e-mail para que iniciemos contato: fainzilber@terra.com.br

Parabéns pelo blog!!
TFA

Fernando Fainzilber

Alejandro Gómez disse...

Q.:.H.:. meu nome é Alejandro, M.:.da Espanha. Estou fazendo um trazado sobr a Col.:.de Har.:. e eu gostaría saber si você me pode explicar o porqué do outro nome que tambem recebe esta coluna (Organista). Teve um momento em que se usava ese instrumento o tem outra explicação?
Muito obrigado.
Um T.:.A.:.F.:.

Jose Ruah disse...

@ Alejandro,

Na Maçonaria anglo saxonica é usado o termo Organist, exactamente porque o instrumento usado para musicar as sessões era um orgão.

Muitos dos templos anglosaxonicos ( UK e USA ) têm um orgão e é esse instrumento que é usado em sessão.

O termo coluna da harmonia é, creio, algo de mais recente enquanto designação e aparece mais para realçar a harmonia que a musica confere a uma sessão, que por outra razao qualquer.

Todavia o cargo tem como designaçao - Organista e em Grande Loja - Grande Organista.

Espero ter ajudado.