18 julho 2007

Notícia no Brasil

Lido no jornal na Rede brasileiro Jornal Pequeno, de S. Luís, Estado do Maranhão:

O jornal SPTV da Rede Globo mostrou uma reportagem sobre o Hospital dos Olhos de Sorocaba. Esse hospital é da maçonaria, sem fins lucrativos. É conveniado com o SUS, e tem capacidade para realizar cerca de trezentos transplantes de córneas por mês, há um estoque de córneas suficiente para a realização dos mesmos. Esse hospital está realizando somente cerca de cento e vinte transplantes por mês, devido a falta de pacientes. As córneas não utilizadas são jogadas fora por passarem do tempo de validade! Peço a todos que tenham conhecimento de alguém que esteja na fila do transplante aguardando um doador, para que entre em contato com o hospital. Tel. (15) 3212-7009 - de 2ª a 6ª feira.

A Maçonaria pode fazer a diferença!

Rui Bandeira

2 comentários:

Anónimo disse...

Pena que nem todo mundo sabe... ótimo trabalho nesse blog... parabéns!

Carlos Monte Jr disse...

Valeu a intenção mas neste tipo de mensagem é sempre bom dar uma pesquisada na rede... olhe o que achei:

http://www.bos.org.br/bos_novo/bos/esclarecimento.php

ou

http://www.quatrocantos.com/LENDAS/84_olhos_sorocaba.htm

Esclarecimento sobre informação inverídica veiculada na internet!

Atualmente o banco de olhos de Sorocaba é considerado referência no Brasil para as pessoas que necessitam de um transplante de córnea. Somos atualmente o banco de olhos que mais capta córneas no Brasil.

Constantemente somos notícia na mídia, porém uma má interpretação nos causou uma grande dor de cabeça. Um médico chamado Dr. Eduardo Bezerra (médico do trabalho de uma usina de monte alegre - presidente prudente), o qual não tem nenhum vínculo com nossas instituições, divulgou através da internet que em Sorocaba sobravam córneas e estavam sendo jogadas fora. Isto não é verdade.

Captamos muitas córneas, porém somos procurados por pacientes de todo o Brasil, a procura é muito maior do que captamos, mesmo assim temos a lista de espera mais rápida do Brasil.

Este e-mail esta circulando desde o ano de 2002 percorrendo o Brasil e até o exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, etc.) o e-mail cita que: “hoje de manhã eu vi na tv a seguinte reportagem...”. Isto leva as pessoas acreditarem que o fato mal interpretado é atual, pois o mesmo não cita data.

Temos a grande preocupação que isto possa diminuir o número de doações no Brasil atualmente existem mais de 25 mil pessoas na fila de espera por um transplante de córnea.

Edil Vidal de Souza
Administrador do Hospital Oftalmológico de Sorocaba Banco de Olhos de Sorocaba

E-mail: sac@hosbos.com.br