30 maio 2007

A The Victorian Lodge of Research, n.º 218

Na Austrália, na região de Victoria, funciona, desde 30 de Outubro de 1911, data da sua Consagração, a Loja de Investigação The Victorian Lodge of Research, n.º 218.

Tal como a Loja de Investigação Britânica, a Quatuor Coronati, também esta Loja de Investigação australiana agrega a si um Círculo de Correspondentes a que se podem juntar os Mestres Maçons de todo o Mundo. A adesão ao Círculo de Correspondentes implica o pagamento de uma quota anual de 20,00 euros e dá direito a receber a publicação anual dos trabalhos apresentados em Loja e a assistir às reuniões da Loja, que reúne normalmente no Centro Maçónico de Victoria, situado em 300, Albert Street, East Melbourne, às quartas sextas-feiras dos meses de Fevereiro a Outubro.

São objectivos da Loja: a investigação maçónica, a difusão do conhecimento maçónico, o realce da grande Tradição da Ordem, a promoção do interesse em tudo o que constitua Maçonaria, sem quaisquer limites excepto o respeito pelos princípios maçónicos e o confronto com os problemas que se colocam à Maçonaria nos tempos actuais e com os desafios futuros, sendo seu entendimento que é do melhor interesse da Maçonaria que nenhuma opinião deixe de ser considerada, desde que apresentada com verdadeiro espírito maçónico.

No sítio da Loja estão disponíveis resumos de vários trabalhos apresentados em Loja, de que, a título de exemplo, destaco os intitulados Secrets and Freemasonry (Segredos e Maçonaria), Rites of Passage and Masonic Initiation (Ritos de Passagem e Iniciação Maçónica) e Symbolism and Design of the Masonic Apron (Simbolismo e Decoração do Avental Maçónico). Estão também disponíveis vários atalhos para sítios de outras Lojas de Investigação e outros sítios de formação maçónica.

O lema da Loja é SEQUENDO LAMPADA DISCO, que se pode traduzir por APRENDO SEGUINDO A LUZ.

A próxima reunião desta Loja de Investigação terá lugar no próximo dia 22 de Junho e nela o Irmão Paul Alexander, que já exerceu o ofício de Venerável Mestre da Loja, apresentará o trabalho intitulado Foi Napoleão Maçon? O terceiro Quartel do século XVIII.

Rui Bandeira

Sem comentários: