12 fevereiro 2007

Carta a um Irmão


Meu caro Irmão,

sei com que ansiedade e júbilo tu e a tua mulher esperavam o nascimento da vossa pequena princesa!

Como todos na Loja, alegrei-me com a notícia do seu nascimento, sobressaltei-me com a nova de que havia alguns problemas com os olhos da menina, sosseguei-me com a informação de que não era nada de especialmente grave, resolúvel com rotineira intervenção, alarmei-me com o relato de que afinal mais e mais preocupantes problemas há com os olhos da bebé.

Não tenho procurado contactar-te, porque calculo que te encontrarás assoberbado, além da normal azáfama de um recém-pai, com as diligências necessárias ao adequado tratamento das maleitas encontradas e certamente não te sobra tempo nem disposição para conversas mais ou menos de circunstância, ainda que interessadas e solidárias. Tenho, no entanto, procurado saber notícias e fico tranquilizado por saber que a tua disposição, e a da tua cônjuge, é de serena confiança, que estão cientes que a luta será talvez grande, mas que cada vitória será um patamar na escalada da recuperação, todos esperamos e desejamos que total, da tua pequenina.

Quero aqui reafirmar-te o que certamente já sabes, mas que te confortará que seja reafirmado: conta com toda a nossa, de todos os elementos da Loja, disponibilidade PARA O QUE FOR PRECISO, seja a que título for: se o problema for dinheiro (e tomara que tudo se resolvesse apenas e só com dinheiro...), não é problema, resolve-se! Se necessitares de ajuda a qualquer outro nível, é só dizeres. Se a questão for obter informação, lembra-te que umas dezenas de nós conseguiremos procurar e seleccionar bastante mais do que a que lograrás reunir sozinho. E se for preciso mais apoios, contamos com a solidariedade dos visitantes do blogue! Meu caro, em relação a qualquer coisa que necessites dos teus Irmãos, a mensagem é só uma: USA À VONTADE, QUE NUNCA ABUSAS!

É obviamente natural que tu e nossa cunhada se sintam inquietos quanto à total recuperação da vossa pequerrucha. Seria estulto pretender o contrário. Mas que essa inquietação seja temperada com a esperança de que tudo acabará por evoluir para a melhor recuperação possível. E, se porventura, não se vier a revelar possível a recuperação total, tenham presente que a Natureza raramente tira algo sem nada dar em troca. Alguma dificuldade que porventura reste para a vossa filha será compensada, estou certo, com um aumento de capacidade que nesse caso obterá.

Mas, meu caro, nem sequer é tempo de pensar em tais possibilidades. Agora, o tempo é de lutar, de fazer o impossível, para que a tua filha recupere o melhor possível, desejando que esse melhor seja a total recuperação. Sei que o farás; sabe tu que todos nós desejamos, tanto quanto tu, que o sucesso coroe os vossos esforços.

Deveria talvez isto ser dito de viva voz. Mas, meu caro, sabes bem que nós, homens, não somos bons a falar destes problemas, destas inquietações, destes desejos: a língua entaramela-se, as ideias atropelam-se e perdem-se antes de conseguirmos verbalizá-las, ficamos atrapalhados, quer o que quer falar e não consegue fazê-lo direito, quer o que ouve e fica algo constrangido. Nisso de verbalizar preocupações e angústias e solidariedades, elas são realmente bem melhores do que nós. Embora nunca elas alguma vez consigam compreender o mundo de emoções e cumplicidades que nós, homens, conseguimos transmitir simplesmente com um abraço e uma palmada na espádua!

Por isso, meu caro, com toda a nossa solidariedade e cumplicidade, aqui te deixo estas linhas de esperança e os votos de que tu e a tua companheira na Vida e no Amor ao vosso rebento mantenham a Força para ultrapassarem este momento difícil com a Sabedoria indispensável para que brevemente ambos desfrutem sem esta inquietação da Beleza da vossa filhota.

Com a certeza de que assim será, recebe um abraço e uma palmada na espádua do

Rui Bandeira

3 comentários:

Nuno Raimundo disse...

É sempre Bonito ver Homens a ter estas atitudes, independentemente das suas relações fraternais.Nunca é demais salientar que a União dos Homens é um tema caro a todos. E deixo aqui os meus votos pessoais de MELHORAS para a Criança e neófita que é, nestas andanças pela Vida.
Bem Haja!

Jose Ruah disse...

Correndo o risco de dizer coisas a mais, tive oportunidade de falar com o nosso irmão, este sabado, e ele disse-me que a sua filha iria ser operada esta semana, por equipa de oftalmologistas infantis, do Hospital Infantil de D. Estefanea, equipa essa muito qualificada e com muita experiencia em cirurgias pediatricas.

Pareceu-me bastante animado com o facto.

Seguiremos seguramente de perto este caso, esperando que os resultados sejam animadores.

J.Paiva Setúbal disse...

Estou certo que tudo acabará em bem. Até onde é possível todos nós, em cadeia de união, fazemos força para o final feliz.
E sei, por experiência própria, que dificimente poderia estar em melhores mãos. O H.D.Estefânia é mesmo uma garantia !
Meus jovens Irmão e Cunhada, dentro de pouco tempo este susto será, apenas, um capítulo de uma história feliz.