08 janeiro 2007

Acácia


Quando inseri um comentário ao Post do JPSetubal, para o provocar um pouco, fi-lo já com a intenção de escrever algo sobre a Acácia e a sua simbologia para a Maçonaria.
Tenho estado a documentar-me, pois uma das duvidas pertinentes é qual a verdadeira Acacia.
Qual a que foi usada pelos Hebreus para constuir a Arca da Aliança e posteriormente o mobiliário do Templo de Salomão, e qual a Acacia usada como marcação funebre.
Parece simples dizer que a Acacia identifica o Mestre Maçon mas não é tão directo.
Prometo que dentro de uns dias espero que poucos voltarei com literatura sobre o tema.

JoseSR

2 comentários:

calbertoramos disse...

Grato pela visita.
Com tempo, prometo voltar...
TFA.'.

VILAR disse...

MQI,
Achei o seu Tema muito "provocante" (no bom sentido).Nas minhas buscas deparei-me ainda com um problema maior que a questão da "Qual a verdadeira ACÁCIA?!".Dum pequeno relatório académico retirei este pequeno texto de uma espécie de Acácia:

"Acacia longifolia é um arbusto ou pequena árvore nativa do sudoeste da Austrália, que foi introduzida em Portugal para estabilizar as areias dunares da costa atlântica do centro do país. Actualmente, A. longifolia é uma espécie invasora que ocupa grandes extensões, como acontece na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto.
Uma das características da planta supostamente responsável pelo carácter invasor é a elevada produção anual de sementes. As sementes de Acacia longifolia apresentam dormência tegumentar e podem permanecer dormentes no solo durante vários anos e germinar após ruptura de parte do tegumento pelo calor ou por abrasão"
Também desta força é feita a Mac.'.

TAF
Ptah