29 agosto 2006

Subsidios Agricolas - retomando o tema

Aqui há uns tempos escrevi sobre os subsídios dados à Agricultura.

Um distinto leitor, e permitam o aparte - para um novel escritor de blogs como eu, aliás novel escritor de blogs ou mesmo de outra coisa qualquer, é uma sensação simpática saber que sou lido.

Dizia eu um distinto leitor escreveu um comentário apoiando a minha visão, e um outro não menos distinto leitor um comentário com opinião diversa.

Sabe quem me conhece, que gosto de dizer coisas que causem polémica e que gosto de uma boa discussão.Sobretudo digo o que penso, e por isso respeito quem diz o que pensa.

Mas voltando ao comentário assinado por HCORTES leitor anónimo e que não faço a menor ideia quem seja.
Quero evidentemente agradecer o trabalho de me ter lido e o trabalho de me ter respondido.
Bem, responder responder não o fez. Respondeu ao lado manifestando uma série de outras preocupações, mais Zoológicas que agrícolas.

Mas não faz mal.

Caro amigo, creio que não entendeu bem o que escrevi, ou se entendeu quis dizer de sua justiça (o que acho muito bem) e a única forma era comentar o Post.

Posta esta introdução, volto hoje ao tema da agricultura, para em parte responder ao meu comentador e para desenvolver o tema.

A PAC e a reforma da PAC - Politica Agricola Comum - afectou Portugal mas também a Grécia, a Espanha, a França, a Alemanha, a Itália ........
Sem ir mais longe, passemos a fronteira para a vizinha Espanha

Os nossos vizinhos receberam os Fundos da CEE e agora da UE e o que fizeram?

Pensaram! E pensar faz falta!

E perceberam que esses dinheiros eram muito melhor empregues se fossem usados para investir em modelos de produção rentáveis. Hoje exportam os seus produtos agrícolas para a Europa inteira - incluindo Portugal.

"FRESA DE LEPE" ; " NARANJA DE ANDALUCIA"; " ACEITUNAS DE SEVILLA".

Pensar que as Fresas são melhores que os Morangos ou que as Naranjas são melhores que as Laranjas ou que as de Sevilha são melhores que as Elvas.

Na verdade são e não são.

No sabor na qualidade o mais provável é não serem melhores que as Nossas PORTUGUESAS.
Mas na performance de mercado estão a Anos Luz.
Eles vendem e nós não.
Vendem porque perceberam que os fundos europeus eram para Investir.

E nós? Também recebemos os fundos. Mas achámos que era o Maná dos Céus, e que quando aquele acabasse havia mais. E por isso, o melhor é gastar enquanto há e depois logo se vê.

O que se esqueceram foi de ir ler a Bíblia e perceber o que era o Maná dos Céus, e para quem não sabe era mais ou menos assim:
Deus providenciava o suficiente para o sustento de cada pessoa, e cada pessoa apanhava apenas o que precisava para esse dia. Se tentasse guardar para o dia seguinte, tudo o que guardasse estragava-se.
Quando não foi mais necessário o Maná, porque o povo já tinha formas de produzir, Deus parou a dadiva.

A título de exemplo de mentalidades aqui vai uma historia.

A minha avó era de educação espanhola e apesar de ter vivido em Portugal mais de 60 anos nunca falou bem português. Um dia cheguei a casa cansado e preocupado e libertei um AI ! AI ! . A Senhora já de idade muito avançada respondeu :

“ Si Hay guarda para cuando no Hay ! “

A mentalidade de viver hoje e amanha logo se vê, fez com que a agricultura que hoje existe neste País seja absolutamente marginal.

Com o risco de cometer algumas imprecisões, deixo aqui uns números.

A Produção de Trigo forrageiro em Portugal é suficiente para abastecer o consumo português durante 6 a 8 semanas. O Gado pode viver do ar nas restantes 44 a 46.

A Produção de Trigo de Moagem (qualidade para pão) é uma Miragem.

A Produção de Milho abastece o mercado em cerca de 3 a 4 meses, os demais podemos comer pipocas importadas.

Uma grande parte do Azeite que consumimos é Made in SPAIN.

Evidentemente que o nosso gado, e a nossa produção animal, e mesmo nós os humanos temos que comer todos os dias, e por isso não nos sobra outra alternativa que a de comprar estes produtos básicos no estrangeiro. E Pasmem se quiserem, mas trazer Milho do outro lado do Atlântico ( USA ou Argentina ) é muitas vezes mais barato que produzi-lo em Portugal, só que há que pagar uns direitos aduaneiros ( outra perversão ao Mercado) para que fique com um custo nivelado.

Quanto aos hortícolas basta ir aos supermercados e perceber que na generalidade as frutas e os legumes são importados ( não sabem a nada mas são bonitos)

E por aí a fora.

Hoje por acaso o Ministro da Agricultura veio anunciar as produções de Trigo Forrageiro e de Milho e os números que estão acima (escritos há já algum tempo) estão perfeitamente consonantes.

Ora face ao acima, e à insistência dos agentes agrícolas em insistir em subsídios, reafirmo o que já tinha escrito.

Dar subsídios à agricultura portuguesa serve apenas para continuarmos com a noção dos anos 40 e 50 (do Séc. XX) que somos uma potência agrícola, quando na verdade somos uma impotência de pensamento.

Mas admito que alguns subsectores merecem uma ajuda, e falo especificamente do sector vinícola, que tem progredido tecnologicamente e que actualmente é tão bom quanto o francês ou italiano.

Imaginem o que poderia ser se os subsídios fossem canalizados para a Enologia, com a criação de escolas e a continuação de investimento em estruturas produtivas modernas e num marketing internacional em maior escala.

Aí sim haveria retorno económico ao subsídio.

Agora Subsídio porque chove, ou porque não chove, ou porque nem chove nem seca, ou porque ….. isso é que não.

JoseSR

Sem comentários: