09 agosto 2006

A Flauta Magica - Obidos

Ha umas semanas Rui Bandeira trouxe aqui o Anuncio da representaçao da Flauta Magica em Obidos.

Fiquei a matutar e decidi ir. Falei com alguns familiares e amigos e rapidamente um grupo de 6 ficou formado. Destes, para além do signatario mais dois era conhecedores dos segredos.

Liguei para a Ticketline ( passe a publicidade ) e adquiri os ditos bilhetes ao preço anunciado de 10 Euros.

Só depois pensei em ver quem cantava e que orquestra era. Aliás era a unica coisa logica a fazer, pois o conhecimento dos artistas podia influenciar a ida.

A Companhia de Opera não era de 1ª. Mas também não era de 2ª. Era para aí de 5ª ou 6ª !!!. Eram os alunos de canto da Universidade de Aveiro

A Orquestra Filarmonia das Beiras, confesso uma perfeita desconhecida para mim.

Chegado o dia 4 lá fomos até Obidos. Tentando chegar o mais cedo possivel pois este espectaculo não tinha lugares marcados e sabia que estava absolutamente esgotado.

A Cerca do Castelo, para quem nao conhece fica por tras da Pousada e é um dos locais por Excelencia para Eventos em Obidos.

A organizaçao instalou umas bancadas , palco, o fosso de Orquestra não era pois como sabemos o fosso nos Castelos fica do lado de fora e não dava jeito por a orquestra do lado de fora da muralha. Enfim esquisitices !!!

A Acustica dependia de microfones e o som até que era razoavel.

Mesmo tendo chegado ao local 45 minutos antes já ficamos no "2º Balcao ".

O Cenário era o mais simples possivel, o que era consonante com a companhia, pois para que se perceba o Coro eram os Solistas que nao estavam a cantar no momento.

O Narrador era o Tenor quando nao tinha que cantar ( aqui entre nós narrava melhor que cantava), e os textos foram narrados em Portugues o que apreciei pois em Alemão ficaria eu e seguramente a maioria das pessoas sem perceber.

Passando ao lado de um pequeno percalço com o Microfone do Papagueno que na primeira e segunda cenas não funcionou - o cantor esteve impecavel não parando segundo a máxima " the show must go on" o que lhe valeu um forte aplauso quando o microfone funcionou por fim - o espectaculo correu muito bem.

Algumas agradaveis surpresas.

A Orquestra era boa

Os cantores para alunos estiveram bem, especialmente o Baixo Sarastro claramente a melhor voz do grupo.

A Rainha da Noite que tem como sabemos duas arias dificeis, conseguiu passar por elas de forma correcta.

Papagueno merece um referencia pela capacidade de actuar, mas tambem pela voz.

Os demais estiveram bem, sendo que Tamino o Tenor foi o mais fraco do grupo.

2 horas de Opera sem intervalo, que se passaram muito bem.

Valeu ter ido


JoseSR

2 comentários:

Ricardo disse...

E eis que 3 anos depois, o Papagueno dessa récita em Óbidos encontra este artigo!

Muito obrigado pelas suas palavras e pela sua presença! Foi realmente uma noite a não esquecer... Microfone que não funcionou, retrato que me esqueci de levar porque demoraram a substituir o microfone... Enfim!

Um abraço,

Ricardo Panela

Jose Ruah disse...

A blogosfera tem destas coisas.

Espero que continue a cantar, e que querendo evidentemente, nos vá informando ( via mail junto ao meu perfil) de outras recitas que nos possam interessar.

Cumprimentos