16 julho 2006

Hipocrisia ou Falta de Coragem ?

Aqui vou eu embalado para mais um assunto polémico. Mas não tenho mais paciencia para os Média e sobretudo para os governantes deste Mundo.

Bradam que as retaliaçoes de Israel contra o Hezbollah e o Hamas são desproprocionadas e estão a causar a morte de civis.

Esquecem-se que nos Ultimos anos foram ao Afeganistão, ao Iraque. à Chechenia, aos Bascos, ao IRA, passando pelo Sendero Luminoso e pelas Forças de Libertaçao da Colombia, e isto para nao esquecer o Panamá, Granada, Nicaragua, Etiopia, Sudão, Iemen, etc.

Esquecem-se os governos e especialmente os Media que Terroristas não são militares são civis ( vide definição em http://en.wikipedia.org/wiki/Terrorist ) e que consequentemente quando um terrorista morre temos uma baixa CIVIL.

Fundamental nao confundir terrorismo com Guerrilha, pois estes ultimos sao forças militares que usam um metodo de combate a outras forças militares. Quanto aos terroristas não são militares e atacam preferencialmente alvos CIVIS.

Voltando ao tema.

Uso desproporcionado de força ? Qual o critério de mensuração? Se o meu inimigo me atirar com 1 rocket e eu responder com 10 é desproporcionado ? e se ele atirar 200 e puser 3 bombas, e raptar 2 soldados e ainda usar misseis de fabrico Iraniano e eu responder com Bombardeamentos selectivos a alvos perfeitamente identificados, mesmo que para isso use 2000 Rockets e 500 Misseis será desproporcionado ?

Desproporcionado seria, em meu entender, bombardeamentos massivos que atinjam tudo o que encontrem num determinado raio.

Barragens de fogo de artilharia a eito, e sem a preocupação de atingir apenas pontes, estradas e outras infraestruras.


É verdade que morrem mulheres e crianças. E Porquê ?

Se estas vitimas forem do lado de Israel, não se vai saber quantas pois o Estado proteje as familias, mas morreram porque estavam nos seus lugares de trabalho ou nos infantarios que foram deliberadamente bombardeados.

Se estas Vitimas forem do lado Hezbollah ou Hamas, provavelmente estavam a servir de escudos humanos, pois estas organizaçoes escolhem bairros residenciais para aí colocarem as suas bases. Por outro lado usam as imagens para Marketing.

O que Israel está a fazer é o exercico de um direito a fronteiras seguras defendo-se de grupos terroristas cujo unico objectivo é a guerra contra Israel.
è necessario perceber que Israel retirou unilateralmente de Gaza e do Sul do LIbano, e que as instancias internacionais apoiaram e ficaram muito contentes. Retirou porque pensou, e lhe deram garantias, que as fronteiras seriam seguras.

Pois esses mesmos " GArantidores " são hoje os que bradam pela retirada imediata.

Só posso concluir uma coisa. Ou são hipocritas ou lhes falta coragem, pois quando lhes convém garantem a segurança ( dizem eles) e quando essa segurança é deliberadamente violada pelos agressores terroristas, bradam que Israel é impedioso.

E porquê ? Porque na generalidade dos casos temem os países arabes e o seu petroleo, temem aquilo que já não se fala mas que existe e que é o Embargo Comercial Arabe que consiste em banir dos mercados Muçulmanos os produtos dos países que apoem Israel.

Mas para além do mais temem represalias terroristas nos seus territorios. Por que nesse caso teriam que fazer a mesma coisa que Israel, mas com excepção dos USA, falta-lhes coragem para isso.

Terrorismo hoje é uma ameaça global, mas continua a ter dois pesos e duas medidas.

Se o alvo for um país ocidental as represalias chamam-se " Combate ao Terrorismo Internacional"

Se o alvo for Israel as represalias chamam-se " Assassinato, Uso desproporcionado de Força, terrorismo de estado, etc ".

E por aqui me fico hoje, com a certeza que voltarei a este tema pelos tempos mais proximos.

JoseSR

Sem comentários: