27 abril 2007

Mais Lojas Baden-Powell

No texto Baden-Powell e a Maçonaria, além de fazer constar algumas informações sobre o criador do Movimento Escotista, referenciei a existência de diversas Lojas Maçónicas que adoptaram como sua designação o nome desse profano ilustre.

Recebi ontem uma simpática mensagem de correio electrónica, enviada pelo Irmão HSM, Mestre Instalado da Respeitável Loja Baden-Powell, n.º 185 da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, informando-me da existência desta Loja, fundada em 4 de Novembro de 2004 e com sede no Oriente de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Esta Loja conta actualmente com 42 obreiros.

Informou também o mesmo Irmão que no Brasil existem ainda mais duas Lojas com o nome Baden-Powell, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.

Ao referenciar, no mencionado texto, diversas Lojas com a denominação de Baden-Powell, não tive a pretensão de recensear todas as que existiam. Limitei-me a dar conta do que encontrara em pesquisa na Rede. A achega agora trazida pelo Irmão HSM permite-me agora completar um pouco mais essa informação.

Com gratidão, aqui deixo os meus agradecimentos ao Irmão HSM, também com a menção de que espero que, sempre que tenha informação que julgue útil ou interessante ser publicada aqui no A Partir Pedra, não hesite em transmitir-ma, pois será sempre uma mais-valia para nós divulgar tudo o que importe aos maçons e aos profanos que se interessam pela Maçonaria e temas maçónicos.

Igual desejo expresso aos demais visitantes deste blogue, particularmente aos oriundos do Brasil. Não colocamos aqui mais informação sobre a Maçonaria Brasileira apenas por nosso desconhecimento. Mas estamos sempre atentos e desejosos de, na medida do possível, ir colmatando essa falta, pois estamos cientes - e muito satisfeitos com isso!- de que mais de metade das visitas a este blogue têm origem no Brasil. Na verdade, presentemente, o total de visitas oriundas do Brasil já supera as oriundas de Portugal em 50 % e os acessos através do Google.br triplicam os vindos através do Google.pt! Estamos pois, conscientes de que, sendo este blogue escrito por maçons de uma Loja Regular portuguesa, a Loja Mestre Affonso Domingues, não é já (seria talvez melhor ir adaptando para a sintaxe do português do Brasil: não é mais...) um blogue apenas destinado aos maçons e profanos portugueses, antes é um blogue para os maçons e profanos interessados de língua portuguesa. E cada vez mais, com a ajuda de todos, procuraremos corresponder a isso.

Para já, eu continuarei a procurar corresponder a partir de quarta-feira, pois, até lá, aproveito fim de semana, ponte e feriado para mais umas profanas mini-férias...

Rui Bandeira

4 comentários:

--- L.U.X --- disse...

Prezado Rui,
Vale ressaltar que no Estado do Espírito Santo, Brasil, existe uma Loja denominada BADEN POWELL N.º 16, localizada na cidade de Itaguaçu, interior do estado do Espírito Santo.

Também é interessante dizer que o Brasil tem grande consideração por um ilustre músico chamado Banden Powell (6/8/1937 - 26/9/2000). Se chamava Roberto Baden Powell de Aquino, filho de Dona Adelina e do violinista Lino de Aquino, que deu-lhe esse nome por ser fã do criador do Escotismo, general britânico Robert
Stephenson Smyth Baden-Powell. Este violonista e compositor é reconhecido internacionalmente e sua obra é tida como imortalizada, pois ele explorou de forma radical os limites do violão.

Não tenho nenhuma informação que comprove se este, fora ou não fora maçom.

TFA
Marcelo Alves
ARLS Estrela do Oriente Nº37 - Cariacica - ES - Grande Loja Maçonica do Estado do Espírito Santo

Rui Bandeira disse...

@ marcelo:

Obrigado pela achega. Fica assim um pouco mais completa a informação.

Unknown disse...

Prezados IIr.: do A PARTIR PEDRA.

Sou o V.:M.: da ARLS Baden Powell, n.º 185, GLMERGS, da qual pertence o querido Ir.: M.:I.: HSM.
É com muita alegria que recebo a informação da veiculação de nossa ofic.: em vossa publicação, ainda mais nas proximidades do dia 29 de julho, importante data para o movimento escoteiro, esta em que completa 102 anos de atividades.
Agradeço em nome de nossa ofic.: a distinta menção, e transmito a vós nossos desejos de sucesso para vossas empreitadas.
F.H.H.
TFA

BP disse...

Meus IIr.'.
SFU.'.
Não posso deixar de registrar minha alegria em ver esses comentários.
Quero agregar a eles o fato de que meu nome simbólico na Ord.'. é Baden Powell, devidamente consagrado em cerimonial próprio, visto que fui membro da União dos Escoteiros do Brasil por 30 anos ininterruptos, hoje afastado, mas eternamente um escoteiro.
Devo ainda dizer que embora não exista registro algum na Inglaterra de que BP tenha pertencido à Ord.'., havendo inclusive relatos de Olave Baden Powell sua esposa, de que ele não era Ir.'., ainda tenho minhas dúvidas, pois naquela época, inclusive muitas esposas não sabia que seus maridos eram IIr.'., visto que era ainda um tempo em que a Ord.'. era eminentemente Secreta. além disso BP andou pela Índia, África do Sul e diversos países do continente africano sob domínio da Inglaterra e vai saber se o homem não foi iniciado por lá!!! Fora ainda tudo isso, muitos de seus amigos mais próximo eram IIr.'., como Rudyard Kipling, o Rei Eduardo VII, que foi VM da Lj.'.Príncipe de Gales, 259; o Príncipe Arthur, filho da Rainha Victória que foi GM.'. da Gde Lj Unida da Inglaterra e muitos outros...
Fica a dúvida!
Mas se não foi, foi um grande homem, inspirador de grandes personalidades e um ser humano livre, de bons costumes e exemplar!
Salve Baden Powell!!
Ewerson Steigleder
VM.'. ARLS.'. Cruz da Perfeição Maçônica Cardoso Jr. 661 do Or.'. de Curitiba/PR - GOB/PR.