09 abril 2007

King Solomon's Lodge

Regresso dedicando um texto à Loja do Rei Salomão, não a R.'. L.'. Rei Salomão, n.º 25 da GLLP/GLRP, que ainda não tive o prazer de visitar, mas uma outra realidade. A Loja do Rei Salomão não é uma loja maçónica. Também não é um estabelecimento comercial. É um sítio maçõnico criado por um Irmão norte-americano e, sobretudo, uma excelente ideia, executada com o indiscutível sentido prático que naquela zona do Mundo abunda.

Em bom rigor, o sítio chama-se King Solomon's Lodge - path to masonic blogs (A Loja do Rei Salomão - caminho para blogues maçónicos). Mas é mais do que o nome indica: não é apenas um caminho para blogues maçónicos, é um repositório de atalhos muito útil para quem se interessa pela Maçonaria, particularmente pela Maçonaria americana. Do lado direito do sítio, tem um espaço de informação sobre muitos aspectos da maçonaria e organizações para-maçónicas. Aí constam atalhos para textos simples e claros (em inglês, obviamente...) sobre a Maçonaria, o Rito de York, o Rito Escocês e toda uma panóplia de organizações integradas ou próximas da Maçonaria americana.

Logo abaixo desse espaço, está a lista de todos os blogues que o sítio agrega. Leiam com atenção e... lá está o A Partir Pedra! Nem o facto de o nosso blogue ser escrito em português foi impeditivo de ser aqui incluído.

Abaixo, e depois do espaço dedicado aos botões de atalho do sítio (um dos quais está, com todo o gosto, colocado no espaço próprio para o efeito do A Partir Pedra), encontra-se um útil espaço de atalhos para cerca de dezena e meia de sítios maçónicos (em inglês) e um espaço, continuamente actualizado, de atalhos para notícias publicadas no Google News que contenham as palavras-chave Freemasonry, Freemason, York Rite ou Scottish Rite.

O lado esquerdo do sítio está dedicado à sua principal função enquanto agregador de blogues maçónicos e contém atalhos para os textos que são publicados nos blogues incluídos na selecção do sítio . É de realçar que este espaço é objecto de actualização automática sempre que é publicado um novo texto de um dos blogues agregados (que, para tal, têm, obviamente, de ter activada a função RSS, ou a ATOM, ou ambas), com um tempo de resposta notavelmente curto. Por exemplo, logo que foi publicado este texto que está a ler, o sítio de imediato incluiu o atalho para o mesmo.

Esta ideia, que permite a quem se interessa pela leitura de blogues maçónicos a rápida e fácil verificação do que foi publicado desde que, pela última vez, procedeu à leitura destes, é, na minha opinião, um "ovo de Colombo" e bem merece ser adaptada com a criação de um agregador de blogues maçónicos em língua portuguesa. Para além do A Partir Pedra, conheço, em Portugal, o Liberdade -Igualdade Fraternidade e o também muito interessante Grémio Estrela d'Alva, escrito por maçons da Loja do GOL com o mesmo nome e, no Brasil, o Blog do Maçom. Mas outros blogues maçónicos escritos em português haverá que ainda desconheço (mea culpa...) e certamente outros serão criados.

Seria sem dúvida muito interessante que fosse criado um agregador de blogues maçónicos em português que, a exemplo do King Solomon's Lodge, permitisse aos interessados facilmente verificar que novos textos tinham sido publicados.

Infelizmente, à míngua de conhecimentos técnicos para tal, só posso aqui deixar a ideia (e o desafio...) para quem tenha os conhecimentos e a vontade de criar tal agregador. Que pode ser criado seja num sítio específico para o efeito, seja num sítio já existente. Estou a pensar, por exemplo, no Portal Maçónico, bem conhecido de quem se interessa pelo tema e que referencia todas as Obediências, sem discriminação. Não quererão os seus responsáveis abalançar-se a uma tal tarefa? A evidente utilidade para quem gosta de consultar os blogues de temática maçónica levaria à visita frequente do Portal, fazendo valer a pena o trabalho e a necessidade de reestruturar a sua página de entrada, de forma a "acomodar" os atalhos...

Rui Bandeira

Sem comentários: