17 abril 2007

Diálogo (I)

- Essa coisa dos motivos para não ser maçon e do motivo para o ser é muito bonita, mas quem está de fora da Maçonaria fica sem saber, se quiser entrar, como o fazer...

- Se é isso que queres saber, é simples: começa por ir ao sítio da Loja Mestre Affonso Domingues e tens logo ali a primeira informação de que necessitas.

(...)

- Já fui, mas a tal informação deve estar muito escondida, que a não encontrei...

- Meu caro, julgo já te ter dito que nós, maçons, estamos habituados a utilizar símbolos, a descortinar através deles; todas as mensagens estão lá, mas tens de as saber ver... A atenção e a concentração são importantes...

- Tudo bem, estás sempre a dizer isso, mas se não ajudas um profano a ver, como queres que ele veja? Ao menos, diz-me para onde olhar!

- Que tal exactamente ao centro, à frente dos teus olhos? Repara na mensagem que aparece:

Bate e ela se abrirá, Procura e acharás, Pede e receberás
Conhece-te a ti próprio e ama o próximo como a ti mesmo

- Essa? Bem, mas já é mania de ser enigmático! Mas afinal bato aonde? Se me respondes com outro enigma ainda mudo a pergunta para bato em quem e suspeito que fico logo a saber a resposta...

-
Calma, que a violência gratuita desqualifica-te como homem de bons costumes...

- Se é gratuita, ainda está para se ver, mas sabes bem que brincava. Mas a sério... Afinal, bato aonde? Procuro onde? Peço a quem?

-Hoje andas com o teu neurónio desligado! Bate à porta da Maçonaria! Procura o significado dela e quem te possa auxiliar a ir mais além! Pede a quem te possa dar o que desejas!

- OK! Em primeiro lugar, o meu neurónio não está desligado, tu é que mo pediste emprestado e ainda não mo devolveste, ó génio! Queres então dizer na tua, que, se quero ser maçon, tenho que te pedir, é isso? Só para te sentires importante... Mania da superioridade, é o que é!

-
Não, não é! Falando a sério. Quem quiser ser maçon, tem de, em primeiro lugar, saber porque o quer ser. Se for um dos tais cinco motivos para não ser, o melhor é tirar o cavalinho da chuva e não perder, nem o tempo dele, nem o nosso. Mas, se for pelo motivo por que o deve querer, o desejo de se aperfeiçoar, e se for um homem de bons costumes (convém não o esquecer...), então, para poder vir a ser maçon, o primeiro passo que deve dar é... pedir para o ser! Obviamente que a quem possa dar andamento a esse pedido, ou seja, a um maçon. Eu ou outro qualquer.

- Mas eu julgava que os maçons é que convidavam quem achassem que podia juntar-se a eles...

-
Quem porventura fizer isso, faz mal! A Maçonaria dá-se sempre mal quando cede à tentação do proselitismo! Repara: a Maçonaria não é um clube social, é um meio e um método de crescimento, de aperfeiçoamento pessoal; só faz sentido ser maçon se se quiser sê-lo. Então, fazer convites não é a melhor forma de proceder. O que se deve fazer é estar atento e disponível para encaminhar quem queira ser maçon, não procurar "arregimentar" amigos ou conhecidos para algo que eles não sabem bem o que é, nem nunca tinham pensado bem se lhes interessava. Portanto, quem quiser ser maçon, pelo motivo certo e tendo as condições para tal, o primeiro passo que tem a dar é manifestar esse desejo a um maçon. O resto da caminhada vem depois, mas toda a viagem começa sempre por aí, pelo primeiro passo.

- Então e quando um maçon encontra alguém que crê que seria um bom maçon, aquilo que vocês costumam chamar um "maçon sem avental", não o convida?

- Na minha opinião, nem assim! O que um maçon deve fazer nessas circunstâncias é dar-se a conhecer como maçon e, se vir que existe interesse, esclarecer que os profanos bem intencionados, de bons costumes E QUE QUEIRAM SER MAÇONS, se o quiserem pelo bom motivo, são sempre bem-vindos. Para bom entendedor, meia palavra basta e isto já é bem mais do que meia palavra, já mostrou o caminho e que ele estava aberto. Se houver efectivo interesse da parte da pessoa, cabe-lhe a ela dar o primeiro passo.

- Já podias ter dito! Ando eu há mais de um ano a ver se me convidas e só agora é que me dizes isso! És cá um bom amigo da onça!

-
Tu é que andas distraído! Porque é que achas que eu te disse que sou maçon e tenho conversado contigo sobre Maçonaria? Mas ou és tu que queres e pedes, ou nada feito! Portanto, já sabes:

Bate e ela se abrirá, Procura e acharás, Pede e receberás
Conhece-te a ti próprio e ama o próximo como a ti mesmo


Rui Bandeira

Sem comentários: